Limpeza urbana Emlur faz ação educativa com comerciantes da orla sobre descarte correto de resíduos

Em 01/06/2021

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza (Emlur) realiza uma ação de educação ambiental na manhã desta terça-feira (1º), na orla de João Pessoa, para orientar os comerciantes e trabalhadores de bares, restaurantes e quiosques sobre o correto descarte de resíduos.

De acordo com o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, o objetivo é evitar o descarte de resíduos fora de sacos dentro dos contentores, o que pode acarretar problemas como mau cheiro, vazamento de líquido e proliferação de insetos. “Contamos com o apoio dos comerciantes e trabalhadores para participarem do processo de coleta, fazendo o descarte correto. A população precisa estar inserida na limpeza urbana”, reforçou.

A cozinheira Raniele Cazé, que trabalha em um dos quiosques, afirma que a instalação dos contêineres foi uma mudança para melhor no que se refere à limpeza e higiene. “Eu já faço o descarte conforme a orientação dos agentes. Aqui dividimos os resíduos entre orgânicos e descartáveis e colocamos nas sacolas. Não vemos mais ninguém colocar lixo na calçada, porque cabe tudo nos contêineres”, afirma ela.

De acordo com o assessor técnico do Departamento de Educação Ambiental da Emlur, Bruno Leal, na abordagem aos comerciantes e trabalhadores, a equipe anota o nome do estabelecimento, o do responsável e seu contato. “O trabalho educativo é contínuo. Depois nós voltaremos aos estabelecimentos para averiguar se está tudo correto. Caso não esteja, agiremos em conjunto com a fiscalização para notificação”, explica.

Limpeza diária – No último dia 24, a Emlur substituiu tambores de lixo por 32 contentores (contêineres), com maior capacidade de armazenamento de resíduos. Além disso, foram instaladas 40 papeleiras nos postes da calçada, no trecho que vai da Feirinha de Tambaú até o final do Cabo Branco. Para manter a limpeza da orla, a Autarquia executa limpeza diária da faixa de areia, varrição da calçadinha e ciclofaixa e coleta dos resíduos domiciliares.

Os caminhões compactadores passam três vezes ao dia nas vias à beira-mar para recolher os resíduos da catação e varrição e também do que estiver armazenado nos contentores e papeleiras, considerando o fluxo dos quiosques das praias de Tambaú e Cabo Branco. À noite, ocorre a coleta dos resíduos domiciliares.

Para a dona de casa Raquel Nascimento, o ambiente da orla está limpo e agradável. Ao descansar após uma caminhada, ela se depara com agentes limpando manualmente e mecanicamente a faixa de areia, e com a varredora mecanizada na ciclofaixa. “Está tudo limpo, mas, é preciso que as pessoas tenham mais educação no cuidado com o meio ambiente, principalmente na faixa de areia”.

  • Texto: Thadeu Rodrigues
    Edição: Katiana Ramos
    Fotografia: Carlos Nunes