Acolhimento Prefeitura de João Pessoa investe em políticas públicas e muda vida de mulheres em vulnerabilidade social

Em 06/03/2024

A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas par as Mulheres de João Pessoa (SEPPM) deu início, na manhã desta terça-feira (05), a Semana alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de Março, com a aula inaugural do curso de Estética e Beleza, realizado em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Humano (Inadh). Noventa mulheres participam do Pólo Beleza Social ofertado pela Prefeitura gratuitamente, com duração de até cinco meses.

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres do Município, Nena Martins, disse que o início desse curso é muito importante, principalmente por conta da certificação de 120 horas, pois a partir desse momento essas mulheres estarão capacitadas para trabalhar na área de estética e beleza, seja abrindo o próprio negócio ou em empresas que atuam nesse mercado.

Mayara Moreira da Silva, de 30 anos, é uma das alunas deste curso e ressalta a importância que trará para a sua vida: “Tenho dois filhos e tem quatro anos que me dedico a maternidade e vejo agora uma oportunidade única de voltar à ativa e ganhar meu sustento e da minha família. A iniciativa da Prefeitura é louvável porque abre caminhos para uma vida melhor para muitas mulheres em situação difícil. Desde os 14 anos que eu faço unhas, mas nunca me profissionalizei e agora posso fazer de uma vez só cinco cursos e me capacitar sem pagar nada. Vou sair daqui pronta para atuar em diversas áreas numa profissão que eu sempre sonhei. Só tenho a agradecer ao prefeito Cícero Lucena e a todos envolvidos nessa ação. É uma oportunidade única para mim que agora posso deixar meus filhos numa creche e batalhar uma renda melhor”.

Yara Guimarães é outra aluna que está aproveitando a oportunidade para aprender várias profissões na área de estética e beleza. Ela disse que quer se tornar multiplicadora e passar essas práticas para outras mulheres da Comunidade Aratu, em Mangabeira, onde mora e é líder comunitária. “Essa iniciativa é uma grande oportunidade de mudança de vida para muitas mulheres, principalmente vítimas de violência doméstica e em vulnerabilidade social. Algumas só tem a renda do Bolsa-Família para viver, é mãe solo, sem apoio do companheiro ou de parentes e a gestão do prefeito Cícero Lucena tem se preocupado com esse público”, afirmou.

A programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher se estende até o próximo dia 14 com várias atividades como palestras sobre enfrentamento à violência contra a mulher, roda de diálogo e outras ações em diferentes locais como a Câmara de Vereadores, escolas da rede pública e no Paço Municipal.

Programação:

Dia 06 de março
Horário: 8h às 10h
Palestra na Escola Municipal Rodrigo Otávio para as turmas dos 8º e 9º ano
Local: Bairro dos Estados

Dia 07 de março
Horário: 10h
Roda de Diálogo no Centro Dia de Referência
Pauta: Violência Doméstica e Valorização da Mulher nos dias de hoje
Público Alvo: Mães de irmãs dos usuários do Centro
Local: Rua Tertuliano de Brito, 368, Treze de Maio
Horário: 13h
Roda de Diálogo no Centro Comunitário da Assistência Social da Legião da Boa Vontade
Pauta: Prevenção a violência contra a Mulher
Público alvo: usuárias do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Local: Rua das Trincheiras, 703, Jaguaribe

Dia 08 de março
Horário:10h
Inauguração do Espaço da Mulher com nova nomenclatura
Local: Espaço da Mulher, Paço Municipal

Horário: 19h as 20h
Palestra na Unidade I do Cicovi
Pauta: Enfrentamento a Violência contra a Mulher
Local: Rua Professora Luiza de Cristo, 201, Valentina, Cicovi

Dia 09 de março
Horário: 09h
Ação no evento do Verão Funetec – Fundação de Apoio a Educação, Tecnologia e Cultura, Sustentabilidade e Qualidade de Vida, com a participação de outras Secretarias, como: Semam, Sedec, Emlur, etc.
Local: Espaço Oceano, Rua dos Pescadores, Seixas

Dia 11 de março
Horário: 14h
Sessão especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher
Local: Câmara dos Vereadores

Dia 12 de março
Horário: 14h
Ação com palestras na comunidade do Aratu
Público alvo: mulheres da comunidade
Pauta: Enfrentamento a Violência contra a Mulher
Local: Comunidade do Aratu

Dia 14 de março
Horário: 6h
Caminhada das Mulheres III Edição – alusivo ao Dia Internacional da Mulher
Local: Busto de Tamandaré

  • Texto: Djane Barros
    Edição: Lilian Moraes
    Fotografia: Kleide Teixeira