Solidariedade


Em 26/04/2021

 



Campanha de doação de alimentos continua e população pode contribuir em qualquer posto de vacinação na Capital

 

A solidariedade dos pessoenses esteve presente no ‘Corujão da Vacinação’ para aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Durante a ação que durou 24 horas, entre sábado (24) e domingo (25), foi arrecadada mais de 1,2 tonelada de alimentos não perecíveis na campanha “A vacina salva. A solidariedade também”, uma parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e o Governo do Estado.

A campanha foi iniciada no começo de abril e até o momento já arrecadou o total de 3,7 toneladas de alimentos. As primeiras duas toneladas se converteram em cestas nutricionais e foram entregues, no último dia 20 de abril, para 174 famílias que moram no bairro de Cruz das Armas. Na oportunidade também foram distribuídos kits de higiene contendo escovas de dente e sabonete.

Os alimentos doados no último fim de semana serão repassados para instituições de caridade e famílias em situação de vulnerabilidade social por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), que está realizando a coleta utilizando a estrutura do Banco de Alimentos.

“A Sedes montou equipes para recolher as doações em todos os pontos de vacinação. Foi um fim de semana intenso, em que a Prefeitura de João Pessoa mostrou que está preparada para atender a população com profissionais competentes e engajados na promoção da saúde de todos, tendo ainda um olhar atento ao lado social”, ressaltou Felipe Leitão, secretário de Desenvolvimento Social.

Mais ações -A campanha continua nos pontos de vacinação e se soma aos esforços da Prefeitura de João Pessoa para minimizar os impactos sociais da pandemia da Covid-19, entre eles a distribuição de alimentos in natura através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que já distribuiu mais de 75 toneladas das 160 toneladas previstas durante o plano de ação.

Outro aspecto da segurança alimentar que foi reforçado é o aumento em 50% no número de refeições distribuídas por meio das seis cozinhas comunitárias e dois restaurantes populares, totalizando mais de 330 mil refeições distribuídas, garantindo a segurança alimentar de quem mais precisa.

A Sedes ainda realizou a entrega de mais de 80 mil máscaras de proteção e kits de higiene em feiras livres, mercados públicos, áreas de vulnerabilidade social, instituições de longa permanência e equipamentos da administração municipal.

  • Texto: Eloísa França
    Edição: Cristina Cavalcante
    Fotografia: Niaranjan do Ó