maio 20, 2020

Opinandoūüí¨



Por Nena Martins 

Vamos refletir?

Como filha da terra gostei dos dois projetos relevantes apresentados e aprovados por unanimidade na C√Ęmara 
Municipal de Concei√ß√£o. 

Wilson Braga √© merecedor de todas as honrarias nessa Para√≠ba, lament√°vel que muita gente esteja confundindo pol√≠tica com merecimento e justamente na terra em que ele nasceu e tanto amou, at√© os maiores advers√°rios de Braga em nosso estado reconhecem o seu valor, porque ele jamais  confundiu POL√ćTICA com AMIZADE.  

Sobre alguns coment√°rios que est√£o fazendo nas redes sociais lamentado o fato de Wilson Braga n√£o receber homenagens em vida, pelas informa√ß√Ķes que recebemos da C√Ęmara de Concei√ß√£o, Braga foi agraciado com a maior honraria da C√Ęmara de Conceic√£o, MEDALHA MAESTRO JOS√Č SIQUEIRA,  propositura do vereador Fl√°vio Manqueira e o T√≠tulo de Honra ao M√©rito, propositura do vereador Lu√≠s Paulino Neto. O ex-governador infelizmente n√£o teve a oportunidade de receber em vida.

Sem querer desmerecer o ex-governador Solon de Lucena filho natural de Bananeiras no Brejo Paraibano. 

Reposto a mat√©ria de Gilberto √āngelo do Vale do Pianc√≥ Noticias



Por: Vale do Piancó Notícias

A C√Ęmara dos Vereadores de Concei√ß√£o aprovou dois projetos que traduzem bem a import√Ęncia que teve o eterno Wilson Leite Braga.

Quem foi Solon de Lucena

Solon Barbosa de Lucena foi um fazendeiro e pol√≠tico, que nasceu em 1.877, na cidade de Bananeiras, regi√£o do Brejo paraibano e faleceu no ano de 1.926. ele assumiu o governo da Para√≠ba, de 1 de julho a 22 de outubro de 1916, quando presidente da Assembleia Legislativa, devido √† ren√ļncia por motivos de sa√ļde de Ant√īnio da Silva Pessoa. Foi eleito presidente da Para√≠ba em 22 de julho de 1920, governando o estado de 22 de outubro de 1920 a 22 de outubro de 1924. Construiu, em 1923, a primeira escola p√ļblica de Campina Grande, o Grupo Escolar S√≥lon de Lucena, onde funcionava a reitoria da Universidade Estadual da Para√≠ba (UEPB), que teve como primeiro diretor M√°rio Gomes.

Mesmo com toda a biografia, o paraibano não tem nenhum vínculo com a história da cidade de Conceição e sequer já esteve no município.

Quem foi Wilson Braga e qual sua import√Ęncia para o munic√≠pio de Concei√ß√£o?

Wilson Leite Braga nasceu no dia 18 de junho do ano de 1.931, em Concei√ß√£o. Ele foi um advogado, empres√°rio e pol√≠tico, exercendo cargos de deputado estadual, deputado federal, governador da Para√≠ba, vereador e prefeito de Jo√£o Pessoa. Passou por v√°rias agremia√ß√Ķes partid√°rias, ARENA, PDS, PFL, PSDB, PMDB, PSB, PDT e PSD.

Antes de entrar na carreira pol√≠tica, foi l√≠der estudantil na d√©cada de 50 com destaque na Casa do Estudante em Jo√£o Pessoa e representante da UNE na Para√≠ba quando cursava Direito na Faculdade de Direito da Para√≠ba - atual UFPB. No ramo empresarial, Wilson Braga detinha o controle de emissoras de r√°dios no estado, como a 
Rádio Sanhauá de João Pessoa, Rádio Cidade FM de Piancó e Rádio Educadora de Conceição.

Na cidade de Concei√ß√£o, Wilson Braga foi o principal respons√°vel pela grandios√≠ssima maioria dos empregos p√ļblicos nas d√©cadas de 80 e 90. Por outro lado, como pol√≠tico, ele foi respons√°vel pela constru√ß√£o do est√°dio Walter Braga e pela constru√ß√£o dos dois maiores reservat√≥rios d’√°gua no munic√≠pio: Serra Vermelha e Condado, o √ļltimo constru√≠do no governo de Jos√© Maranh√£o, a partir de um projeto de Wilson Braga. Al√©m disso, o pol√≠tico foi tamb√©m respons√°vel pela constru√ß√£o de in√ļmeros reservat√≥rios de pequeno e m√©dio porte pela zona rural do munic√≠pio.

Todas essas obras de constru√ß√£o de a√ßudes foram determinantes para que o munic√≠pio n√£o entrasse em um colapso d’√°gua, durante v√°rias secas que castigaram o Sert√£o paraibano. Com isso, Wilson Braga se tornou conhecido em todo o territ√≥rio como ‘o homem das √°guas’, por ‘matar a sede de uma popula√ß√£o’, sobretudo a da zona rural, conforme explicou um agricultor, morador na zona rural do munic√≠pio.
De todos os filhos ilustres de Conceição Wilson Braga foi o maior, o que mais fez pelas famílias, pela zona urbana e rural, em toda a história do município, que tem 138 anos de Emancipação Política.

Nenhum coment√°rio:

Postar um coment√°rio