abril 01, 2020

Hospital Solidário com 100 leitos começa a ser montado para pessoas com coronavírus


Começou, nesta quarta-feira (1) pela manhã, a montagem do novo Hospital Solidário, no estacionamento do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita. Numa área de 2.490 m² e estrutura metálica, com cobertura lonada, a unidade terá, num primeiro momento, 100 leitos, exclusivamente, para pacientes diagnosticados com o coronavírus, moderados e graves, podendo chegar a 200 leitos, caso haja necessidade.

O Hospital Solidário foi anunciado pelo governador João Azevêdo, na última segunda-feira (30), durante o programa “Fala Governador”. A previsão é que fique pronto em 10 dias.

“A ideia de fazer um hospital de campanha é que sai mais barato e fica pronto muito mais rápido do que se for reformar algum prédio, por exemplo. E como estamos falando de pandemia, a rapidez e agilidade são imprescindíveis para o combate do coronavírus. Além disso, temos uma UTI com 53 leitos disponíveis a uma distância de apenas 50m e toda a estrutura do Centro de Imagens do Hospital Metropolitano”, disse o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros. O novo hospital atenderá os casos diagnosticados para o coronavírus, moderados a graves, vindos de todos os 223 municípios paraibanos, por meio de regulação, ou seja, a comunicação entre hospitais para informar onde há leitos disponíveis, facilitando e agilizando o atendimento. Se o caso for grave ou moderado, fica no próprio Hospital Solidário. Se for gravíssimo, deverá ser encaminhado para o Metropolitano que está preparando 53 leitos de UTI, somente para os casos de Covid-19 e ainda disponibilizará o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), para o atendimento de casos da Covid-19.

Geraldo Medeiros comentou ainda sobre a localização estratégica do hospital. “É importante que a montagem do Hospital Solidário seja na Região Metropolitana devido à oferta de profissional especializado que se concentra na capital”, pontuou.

Os profissionais de saúde que trabalharão no Hospital Solidário serão os aprovados, recentemente, em processo seletivo, de forma emergencial, devido à pandemia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário