julho 18, 2019

Wilson Santiago participa de audiência no Dnit para agilizar início das obras de dragagem no Porto de Cabedelo

O deputado federal Wilson Santiago (PTB) participou nessa quarta-feira (17), na sede do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), em Brasília, de audiência para tratar da dragagem do Porto de Cabedelo. Durante ocasião, ficou definido que o Governo da Paraíba será responsável pelo estudo de viabilidade para o projeto que foi elaborado pelo INPH (Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias), sob encomenda do Ministério da Infraestrutura.

“É de suma importância para a economia da Paraíba a dragagem do Porto de Cabedelo, permitindo o tráfego de navios com até 55 mil toneladas, uma vez que hoje o complexo portuário só recebe navios carregados com até 35 mil toneladas. Esta obra vai dar uma aquecida muito importante na economia paraibana e elevar o patamar da Infraestrutura do Estado para outro nível”, ressaltou Wilson Santiago.

O projeto feito INPH prevê o investimento de cerca de R$ 80 milhões para aumentar a profundidade do canal de acesso ao cais do Porto, permitindo que o calado atinja 11 metros de altura. Com a conclusão da obra, prevista para 2020, o complexo deverá ter um crescimento substancial em sua movimentação, com o recebimento de diversos navios com volumes de cargas diferenciados e que hoje não podem ter acesso ao complexo portuário por conta da falta de profundidade rasa do atual calado.

Além de Wilson, a reunião contou com as presenças de Antônio Leite dos Santos Filho, Diretor Geral do Dnit; Deusdete Queiroga, Secretário de Infraestrutura da Paraíba; Adauto Fernandes, secretário executivo do Escritório de Representatividade em Brasília; Gilmara Temóteo, presidente da Companhia Docas da Paraíba; Karoline Brasileiro Quirino, Diretora de Infraestrutura Aquaviária - DAQ/DNIT e Diogo Piloni, representando o Ministério da Infraestrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário