outubro 20, 2018

Wilson Filho e Wilson Santiago conseguem destravar R$ 100 milhões para dragagem do Porto de Cabedelo De acordo com o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA), as obras já irão começar no próximo ano



Mais uma obra é conquistada para o estado da Paraíba. O deputado federal Wilson Filho (PTB), coordenador da bancada paraibana da Câmara Federal, junto com o deputado federal eleito Wilson Santiago (PTB) conseguiram destravar o projeto para a Dragagem do Porto de Cabedelo. O edital de licitação para início do aprofundamento do canal, que vai atrair mais navios ao litoral paraibano, sairá até o fim deste ano.

O deputado Wilson Filho destaca que o Porto de Cabedelo precisa de investimentos para estimular seu grande potencial portuário. “Serão investidos cerca de R$ 100 milhões para a conclusão da dragagem. Lutamos por essa obra incansavelmente porque temos na Paraíba a mesma viabilidade portuária dos outros estados vizinhos. Então, com a chegada de novos navios teremos muito mais desenvolvimento econômico”.

De acordo com o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA), as obras já irão começar no próximo ano. “O Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias terminou o anteprojeto para que possamos fazer a licitação nos próximos meses. Vamos preparar o edital da dragagem para que ainda esse ano seja publicado. É mais um compromisso do Ministério dos Transportes para poder agilizar esse processo, para que as obras venham no ano que vem e a gente consiga aumentar o tráfego do porto. Trazendo mais navios para o estado da Paraíba, mais emprego, mais cargas e mais desenvolvimento”, ressaltou o ministro Valter Casimiro.

Wilson Santiago, deputado federal eleito, também fez questão de enfatizar que a conclusão da dragagem vai colocar o estado na rota dos grandes portos. “Essa é uma obra que estava travada há algum tempo no Ministério dos Transportes e agora conseguimos os recursos que faltavam. O Porto de Cabedelo terá profundidade para receber grandes navios cargueiros que vão contribuir e muito com a economia da nossa Paraíba”.

Durante a reunião, em Brasília, para finalização do anteprojeto de licitação também estiveram presentes o Secretário Executivo da Representação Institucional do Governo da Paraíba, Adauto Fernandes, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisa Hidroviárias (INPH), Domênico Acetta e o Assessor Especial do MTPA, Eduardo Praça.

Sobre a dragagem do Porto de Cabedelo

A obra faz parte do Programa Nacional de Dragagem (PND-2) do Governo Federal que tem como objetivo ampliar o canal portuário para 11 metros de profundidade e 150 metros de largura, colocando o Porto de Cabedelo na rota adequada e com condições favoráveis para o recebimento de novos navios.

O Projeto está sendo viabilizado pelo do Instituto Nacional de Pesquisa Hidroviárias (INPH), a fim de que sejam cumprida todas as regras geofísicas e geotécnicas para a ampliação do canal. Levando em consideração a taxa de assoreamento prevista pelo órgãos ambientais.

Após o trâmite da licitação, que deve correr ainda este ano, a obra deve ter início no primeiro semestre do próximo ano.

Do blog do gordinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário