Wilson Filho defende medida provisória por ajuda financeira a municípios A declaração de Wilson foi dada durante encontro da bancada federal da Paraíba com prefeitos paraibanos

O coordenador da bancada federal paraibana, o deputado federal Wilson Filho (PTB), defendeu a edição de uma Medida Provisória pelo Governo Federal no valor de R$ 4 bilhões para enviar ajuda financeira de imediato aos municípios brasileiros. “As cidades chegaram ao seu limite, estão em uma situação caótica. A gestão considerada como a melhor é aquela que paga em dia. Vejam só onde chegamos”, comentou.

A declaração de Wilson foi dada durante encontro da bancada federal da Paraíba com prefeitos paraibanos, realizado nesta segunda-feira (23) no Auditório do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), em João Pessoa. Na pauta da atividade estava a adoção de medida por parte do Governo Federal para o enfrentamento à crise dos municípios. "Nós todos queremos respeito. Não é uma ajudinha financeira é respeito! O potencial de gestão dos prefeitos não está sendo aproveitado porque não há condições de trabalho", declarou.

Wilson destacou o aumento da responsabilidade dos municípios e a queda dos repasses mês a mês. “As obrigações aumentam, o salário mínimo é maior, o piso do professor é maior, o salário do agente de saúde está prestes a aumentar, o custo para calçar uma rua cresceu e o custo de um médico é maior, mas o repasse só diminui. Sem recurso não tem como manter o município e se diminui o repasse, nem aquilo que estava sendo feito, pode ser feito”, destacou.

Carta dos prefeitos - Prefeitos de vários municípios paraibanos estiveram presentes ao encontro e relataram à situação de dificuldade que as administrações municipais enfrentam. Eles entregaram uma carta aos parlamentares, pedindo uma solução para o problema. O coordenador da bancada se prontificou a entregar esse documento já nesta terça-feira (24), ao presidente da República, Michel Temer, e ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, além dos líderes do governo na Câmara e no Senado.

O presidente da Famup, Tota Guedes agradeceu ao deputado Wilson Filho pelo engajamento nessa luta pela ajuda aos municípios. "Wilson Filho tem tido empenho e preocupação com o tema e sempre que o procuramos, não mede esforços para reunir a bancada e agir de forma firme em nosso favor. Por isso, gostaria de fazer esse agradecimento público", ressaltou.

Saúde - Wilson Filho lembrou ainda que, pela primeira vez, a saúde dos pequenos municípios foi lembrada e terá R$ 45 milhões para investimentos na área, no Orçamento da União para o próximo ano, através de emenda de bancada. “Nós atendemos o pedido de socorro dos prefeitos e destinamos esse montante para ajudar nessa área tão crítica”, informou.

O evento contou ainda com os senadores Cássio Cunha Lima, José Maranhão e Raimundo Lira, além dos deputados federais Efraim Filho, Wellinton Roberto, Benjamim Maranhão, Pedro Cunha Lima, Damião Feliciano, Rômulo Gouveia, Veneziano Vital do Rego e André Amaral e ainda do Secretário Geral da Confederação Nacional dos Municípios, Eduardo Tabosa.
Da Redação do WSCOM  com Assessoria do deputado Wilson Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parlamento terá dia especial no Fórum Mundial da Água

População de Nova Floresta lamenta o falecimento do ex- vereador João Bolinha.

TERMO DE DOAÇÃO