novembro 22, 2017

Vice-governadora apresenta à UEPB proposta de cooperação acadêmica com ONU e Biblioteca Depositária.

A vice-governadora Lígia Feliciano apresentou, nesta terça-feira (21), ao reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Antonio Rangel Júnior, a proposta de cooperação com o Impacto Acadêmico das Nações Unidas (Unai), da ONU, e a criação da Biblioteca Depositária. A apresentação ocorreu durante reunião no Gabinete da Reitoria e contou também com as participações das pró-reitoras Célia Regina (Gestão de Pessoas), Mariana Torres (adjunta de Gestão de Pessoas) e Giovana Ferreira (Finanças).A proposta é fruto de uma recente reunião de Lígia Feliciano, nas Organizações das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos. A vice-governadora detalhou aos dirigentes da UEPB os princípios do Unai, iniciativa que alinha as instituições de ensino superior com as Nações Unidas para realização de metas da ONU, incluindo a promoção e proteção dos direitos humanos e da paz, acesso à educação e à sustentabilidade.


“No mundo são mais de mil instituições parceiras. No Brasil, seis instituições têm cooperação com o Unai e a Universidade Estadual da Paraíba pode ser a sétima. A direção da UEPB foi receptiva à proposta. Esta reunião foi o primeiro passo. Teremos ao longo dos próximos meses teleconferências e outros encontros até a celebração definitiva da parceria”, ressaltou Lígia Feliciano.
O reitor Antônio Rangel Júnior disse que a UEPB têm interesse na parceria com a UEPB, a partir de vários projetos, dentre eles, o de extensão “Microcefalia em bebês de risco” e o de pesquisa em microcefalia. Recentemente, o Departamento de Fisioterapia entregou 40 kits de estimulação multissensorial para mães e pais que levam seus filhos com microcefalia e outras deficiências para acompanhamento na Clínica Escola da Instituição.
Princípios – O Impacto Acadêmico está baseado num compromisso de apoiar e fazer avançar dez princípios básicos. Dentre eles, o compromisso com os princípios fundamentais da Carta das Nações Unidas como valores que a educação procura promover e alcançar; o compromisso com os direitos humanos, entre eles a liberdade de pesquisa, de opinião e de expressão; e o compromisso de oferecer uma oportunidade educativa para todas as pessoas, independente de seu gênero, raça, religião ou etnia.
Outros princípios são o de oferecer uma oportunidade para que cada indivíduo possa adquirir as habilidades e os conhecimentos necessários para alcançar a educação superior; o compromisso de construir capacidade nos sistemas de educação superior de todo o mundo; o compromisso de encorajar a cidadania global através da educação; o compromisso de promover a paz e a resolução de conflitos pela educação; e o compromisso de enfrentar os problemas da pobreza pela educação.
Escolas – Ainda em Campina Grande, a vice-governadora Lígia Feliciano participou de evento em alusão ao Dia da Consciência Negra na Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira, atividades pedagógicas e entrega da premiação aos atletas campeões dos Jogos da Primavera.
Em seguida, esteve na Escola Estadual Dom Luiz Gonzaga Fernandes, onde prestigiou a Feira de Ciência e Tecnologia, Mostra de Robótica e entregou premiação aos atletas campeões dos Jogos da Primavera, que envolveu os alunos da rede estadual, em Campina Grande.
Fonte : Secom
Fotos:  Júnior Fernandes/ Secom PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Dezembro Vermelho

Ao longo deste mês, prédios públicos em todo o Brasil ficarão iluminados de vermelho para marcar a luta contra a aids. Além da iluminação, ...