Destaque da Semana nenamartins.com.br : Natural de Conceição PB , Ramalho é Deputado Estadual em São Paulo.

Antonio de Sousa Ramalho, o Ramalho da Construção, nasceu na Paraíba, em 10 de maio de 1949, no município de Conceição do Piancó. De família humilde da lavoura, começou a trabalhar na roça aos oito anos de idade. Mudou-se para São Paulo em 1968. Nos tempos duros da ditadura, iniciou sua vida na construção civil como servente, na empresa Hidrasan - Engenharia Civil e Sanitária Ltda. Enquanto trabalhava, o paraibano fazia cursos de aperfeiçoamento. Em julho de 1990, ingressou no meio sindical como 2º Suplente da Diretoria do Sintracon - SP. Em 1994, ele comandou a maior greve da história do setor. Foram 16 dias de paralisações, com vitória concedida pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho) 2ª Região de São Paulo, que concedeu 5% de aumento de salário, pagamento dos dias parados e estabilidade de 90 dias para os grevistas. Trabalhou nas negociações para renovação da NR 18 (Norma Regulamentadora). Nesse mesmo período se tornou Vice-Presidente da Força Sindical. Em 1998, com o apoio do corpo associativo e da diretoria, foi lançada a chapa encabeçada por Ramalho para disputar as eleições no Sindicato. Eleita, a chapa começou uma autêntica revolução do Sintracon - SP. Criador do sindicalismo cidadão, Ramalho busca avanços significativos para as comunidades que integram a Capital paulista, facilitando acesso às autoridades na busca de melhoramentos sociais como água, esgoto, creches, escolas, canalização de córregos, segurança e saúde. Nas eleições para deputado estadual, ocorridas no ano de 2006, Ramalho foi candidato e obteve 32.996 votos, ficando como 3º suplente. Em 2010, Ramalho participou novamente da eleição e obteve 62.387 votos. Ficou com a segunda suplência do PSDB. Porém, como alguns deputados foram eleitos prefeitos no ano passado e tomaram posse no dia 1º de janeiro, Ramalho assumiu, no dia 3 de janeiro de 2013 o cargo efetivo de deputado estadual. Apesar de tantas lutas e vitórias, Ramalho confessa que a maior de todas foi contra o câncer nos períodos de 2007 a 2009. Hoje, 100% curado, ele continua empenhando esforços para melhor distribuição de renda, emprego com carteira assinada, moradia digna, transporte, educação, segurança, saúde e lazer.
Foto de Nena Martins.
O deputado estadual [em São Paulo] Ramalho da Construção (PSDB) esteve neste sábado (27) participando ao lado do governador Geraldo Alckmin e do prefeito João Dória, ambos tucanos, de um seminário, promovido pela Prefeitura de São Paulo com apoio do Governo do Estado, para debater soluções, estratégias e alguns dos principais desafios da gestão pública. O evento reuniu cerca de 300 gestores públicos de mais de 150 cidades do Brasil para trocar experiências sobre o trabalho realizado em São Paulo.
"Este seminário de eficiência de gestão é mais uma demonstração de ação conjunta do estado e do município. Um evento de gestão fala daquele que é um princípio da democracia, que é servir. Elegemos servir com prioridade absoluta os mais pobres e os mais humildes. Nós estamos aqui para fazer, com eficiência e honestidade, políticas sociais e de desenvolvimento econômico", afirmou o prefeito Doria na abertura do evento.
Em sua fala, o governador abordou temas como o ajuste de gastos públicos, estratégias de desenvolvimento e avaliação de políticas públicas. "Nós precisamos estimular na população um sentido de pertencimento, porque a cidade é de todos, é da comunidade", disse Alckmin. O encontro acontece das 14h às 18h30 no Hotel Sheraton, na Zona Sul de São Paulo.
Foto de Nena Martins.
Antônio de Sousa Ramalho, como é mais conhecido Ramalho da Construção, vem se destacando com apresentação de matérias e leis importantes na Assembleia Legislativa de São Paulo. Ele tem uma trajetória destacada no meio sindical, onde atua e preside o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo (Sintracon/SP). Informações da internet com blog do Ricardo Pereira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parlamento terá dia especial no Fórum Mundial da Água

CNM convoca gestores para mobilização no Congresso Nacional nos dias 7 e 8 de agosto

População de Nova Floresta lamenta o falecimento do ex- vereador João Bolinha.