Governo do Estado entrega mais 129 caixas d’água pelo programa de enfrentamento à seca

Diante do cenário de seca, o Governo busca criar uma cultura de estoque e de convivência com a estiagem. Nessa quinta-feira (1), o Governo do Estado entregou, por meio da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e Recursos Hídricos (Seirmacht), mais 129 caixas d’água pelo Plano Emergencial de Enfrentamento à Estiagem – Programa Viva Água, a maior remessa de reservatórios entregues pela ação. Ao total, serão entregues 500 caixas este ano.
A solenidade foi realizada na Gerência Regional de Campina Grande e contou com a presença de prefeitos e diretores da companhia. Desta vez, foram 24 beneficiários: 22 prefeituras do Agreste, Brejo e do Sertão, incluindo o Hospital Regional de Sousa e o Centro de Reabilitação do Adolescente (CEA), também localizado em Sousa.
Cada reservatório possui 10 mil litros e é dotado de duas torneiras. “Queremos acabar com as filas quando o carro-pipa chega à cidade, dando mais dignidade à população que já sofre tanto com a seca. Hoje vivemos a maior crise hídrica que esse País já viu e, por isso, situações que antes não eram pensadas, hoje são a ordem do dia, como projetos de reuso, economia de água e alternativas para reutilização dos bens naturais. Nada pode ser desperdiçado. Nesse momento crítico, temos que somar esforços para amenizar o sofrimento advindo com a seca, já que a solução só chegará de fato com a chuva”, ressaltou o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves.
O prefeito da cidade de Assunção, Rafael Oliveira, elogiou a iniciativa do Governo do Estado. “Temos que agradecer ao Governo por focar as ações em amenizar os efeitos da estiagem, tendo em vista que esse é um problema que não depende da viabilidade administrativa para ser sanado. Estão tomando medidas muito sensíveis que vão refletir muito nos municípios. Cada caixa de água dessa custa mais de R$ 5 mil. Se eu fosse comprar cinco, custariam R$ 25 mil, uma quantia alta para o orçamento do meu município, por exemplo. Esse benefício chega em boa hora”, destacou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parlamento terá dia especial no Fórum Mundial da Água

População de Nova Floresta lamenta o falecimento do ex- vereador João Bolinha.

Wilson Santiago e Wilson Filho são recebidos por lideranças politicas em Ingá