Pular para o conteúdo principal

Geração de empregos na Paraíba é a segunda maior do Brasil em 2014

Com crescimento de 4,07% nos empregos formais sobre o estoque acumulado, a Paraíba registrou a segunda maior variaçãorelativa do país na geração em empregos no ano passado. Dados do Ministério de Trabalho e Emprego (MTE) mostram que o Estado gerou um saldo de 16.590 vagas em 2014 sobre o estoque acumulado de 407.226 postos até 2013 (alta de 4,07%). O índice ficou abaixo apenas do Tocantins, que apresentou crescimenro de  4,40%.
Segundo a pesquisa do Ministério do Trabalho, o país teve variação média relativa de apenas 0,96% no ano passado. No ranking nacional, cinco dos dez melhores índices do país vieram da Região Nordeste. A Paraíba (4,07%) liderou o índice na Região logo seguido pelo Ceará (4,02%) e do Piauí, que ficou em terceiro lugar. (veja o quadro)
Já os Estados do Amapá (-1,91%); da Amazonas (-1,25%), de Pernambuco (-0,92%),  de Alagoas (-0,91%) e  da Rondônia (-0,63%)registraram variação negativa relativa sobre os estoque de empregos formais no ano de 2014, sendo dois deles do Nordeste.
Para o secretário do Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças da Paraíba, Tárcio Pessoa, esse desempenho positivo é fruto dos investimentos sistemáticos que a gestão tem feito para proporcionar as condições ideais de geração de novos postos de emprego. “A Paraíba vem se destacando pelo crescimento industrial, somente nos quatro anos de gestão, atraímos cerca de 200 novas empresas, além da ascensão salarial em empresas já estabelecidas. Os indicadores econômicos mostram que estamos fazendo bem nosso trabalho”, salienta.
Embora 2015 seja reconhecidamente um ano de estagnação econômica, o secretário se mostra confiante em criar condições para que o crescimento continue acontecendo. “Estamos incrementando a infraestrutura do Estado, com o Caminhos da Paraíba, promovendo a interiorização com a extensão da rede de fibra ótica, inaugurando escolas técnicas estaduais e temos a perspectiva de entregar o Distrito Industrial de Caaporã”, elenca Tárcio Pessoa.
QUADRO
Dez maiores crescimentos de estoques de empregos do país
Estado           Taxa de variação relativa de 2014
Brasil                            0,96%
Tocantins                      4,40%
PARAÍBA                       4,07%
Ceará                            4,02%
Roraima                        3,84%
Piauí                              3,76%
Sergipe                          2,98%
Santa Catarina              2,67%
Rio G. do Norte              2,30%
Pará                              2,20%
Goiás                             2,10%

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Investe Nordeste 2017 - Troca de experiências e oportunidades de negócios entre Brasil e Portugal.

O Investe Nordeste 2017 foi aberto nesta quarta-feira (29) no restaurante Porto Madeiro, na praia de Cabo Branco em João Pessoa PB.
O evento contou com a presença de uma comitiva de empresários portugueses que pretendem investir em diversos setores da economia paraibana,além de empresários  e autoridades paraibanas e diversos jornalistas. Na ocasião foi oferecido um jantar muito especial no restaurante Porto Madeiro em João Pessoa.
Na oportunidade foram  assinados protocolos de intenção entre a Paraíba e Portugal para formação de parcerias com foco na geração de emprego e renda no Estado.
O presidente do Investe Nordeste, José Lourenço disse que “ Esta é uma oportunidade ímpar de estreitar ainda mais as relações entre Portugal e a Paraíba,esperamos que esta edição do Investe Nordeste tenha ainda mais sucesso que as anteriores.Entendemos que atualmente o Nordeste é o melhor local para investimentos no Brasil e a Paraíba está em um bom momento, por isso o evento acontece no lugar certo.…

Atividades da 5ª Caravana do Coração começam neste domingo

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), em parceria com a ONG Círculo do Coração de Pernambuco, se prepara para mais uma Caravana do Coração. Esta é a quinta vez que o evento será realizado no Estado e a equipe da Caravana segue viagem neste domingo para Cajazeiras, às 11h, saindo da sede do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB). As atividades em Cajazeiras serão feitas na segunda-feira (26). Nesta edição, que será realizada de 26 de junho a 8 de julho, 13 municípios serão contemplados: Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Esperança, Picuí, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape. Estes municípios sede receberão uma equipe de profissionais voluntários para realização de atendimentos a usuários do SUS referenciados pelos demais municípios das regiões de saúde da Paraíba. A novidade deste ano na Caravana do Coração é que, além das crianças com cardiopatias…

Wilson Santiago participou de Confraternização em Bayeux e em Santa Rita.

O Presidente do PTB Wilson Santiago, participou nesta quinta- feira (21 )a convite do Dr. Expedito Pereira, deuma Confraternização realizada no Esporte Clube São Paulo de Bayeux, o evento reuniu amigos e correligionários do ex. prefeitoem clima de muita União e alegria. "Este é um momento muito importante, onde os amigos fazem um balanço do ano que está acabando e alimentam o sonho de muitas realizações para 2018. Agradeço ao Dr. Expedito pelo convite e a oportunidade de estar aqui dividindo este momento com a população de Bayeux, Expedito é um grande amigo e tem muitos serviços prestados neste município, foi um ótimo prefeito para Bayeux e continua lutando por benefícios para este povo, que Deus abençoe a todos" disse Wilson Santiago.
Wilson Santiago prestigiou ainda, confraternização do empresário Ednaldo do Edilícia, na casa de eventos Jardins-Buffets Recepções. Ednaldo que tem seu trabalho voltado para a população é considerado hoje uma das principais lideranças politicas …