outubro 01, 2013

Outubro Rosa lembra que câncer de mama mata 3 homens e muitos não sabem que têm doença

Óbitos já são mais que o dobro da média.
Outubro Rosa
A campanha Outubro Rosa começa nesta terça-feira (01) com um alerta aos homens, feito pela mastologista Joana Barros: o câncer de mama já matou este ano na Paraíba três pessoas do sexo masculino e esses óbitos já representam mais de 2% em relação ao total de 140 mortes registradas pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), mais do que o dobro da média de casos. Para a médica, o dado mostra uma mortalidade maior entre os homens com a doença pela demora no diagnóstico e porque muitos sequer sabem que podem ter esse tipo de tumor. Pelo 2º ano, a campanha mundial de combate ao câncer de mama tem o apoio do Sistema Correio e da Fundação Solidariedade.

Aliás, melhorar a saúde da mulher é um dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), instituídos pela ONU.

Segundo o SIM, de 1999 a este ano, o tumor de mama já matou 2.114 pessoas na Paraíba, das quais 35 do sexo masculino (1,65%). Na Paraíba, em 1999, os óbitos masculinos chegaram a 5,3% do total registrado, caindo para 0,4% no ano passado e aumentando para 2,14% este ano.

Correio apoia e destaca Objetivos do Milênio

O Sistema Correio de Comunicação está apoiando a campanha pelo 2º ano consecutivo. A fachada do Correio, na Capital, será iluminada de rosa e, durante o mês, serão publicadas matérias sobre o tema. A Fundação Solidariedade - braço social do Correio - aproveitará o mês para lembrar dos ODM número 5 e 6. Os Objetivos do Milênio foram criados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e adotados pela Fundação. O objetivo 5 visa melhorar a saúde da mulher e o 6 diz respeito ao combate de HIV/AIDS, malária, e outras doenças.

O movimento do Outubro Rosa surgiu em 1990, quando foi promovida em Nova Iorque a 1ª ‘Corrida pela cura’. Em 1997, outras cidades dos Estados Unidos começaram a lançar em outubro ações de prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Hoje é realizado em vários lugares do mundo. A ONG Amigos do Peito trouxe a campanha para João Pessoa em 2011. A cor rosa simboliza a campanha, e empresas que aderem ao movimento usam a cor em prédios ou em produtos.

do portal correio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Dezembro Vermelho

Ao longo deste mês, prédios públicos em todo o Brasil ficarão iluminados de vermelho para marcar a luta contra a aids. Além da iluminação, ...