Outubro Rosa lembra que câncer de mama mata 3 homens e muitos não sabem que têm doença

Óbitos já são mais que o dobro da média.
Outubro Rosa
A campanha Outubro Rosa começa nesta terça-feira (01) com um alerta aos homens, feito pela mastologista Joana Barros: o câncer de mama já matou este ano na Paraíba três pessoas do sexo masculino e esses óbitos já representam mais de 2% em relação ao total de 140 mortes registradas pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), mais do que o dobro da média de casos. Para a médica, o dado mostra uma mortalidade maior entre os homens com a doença pela demora no diagnóstico e porque muitos sequer sabem que podem ter esse tipo de tumor. Pelo 2º ano, a campanha mundial de combate ao câncer de mama tem o apoio do Sistema Correio e da Fundação Solidariedade.

Aliás, melhorar a saúde da mulher é um dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), instituídos pela ONU.

Segundo o SIM, de 1999 a este ano, o tumor de mama já matou 2.114 pessoas na Paraíba, das quais 35 do sexo masculino (1,65%). Na Paraíba, em 1999, os óbitos masculinos chegaram a 5,3% do total registrado, caindo para 0,4% no ano passado e aumentando para 2,14% este ano.

Correio apoia e destaca Objetivos do Milênio

O Sistema Correio de Comunicação está apoiando a campanha pelo 2º ano consecutivo. A fachada do Correio, na Capital, será iluminada de rosa e, durante o mês, serão publicadas matérias sobre o tema. A Fundação Solidariedade - braço social do Correio - aproveitará o mês para lembrar dos ODM número 5 e 6. Os Objetivos do Milênio foram criados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e adotados pela Fundação. O objetivo 5 visa melhorar a saúde da mulher e o 6 diz respeito ao combate de HIV/AIDS, malária, e outras doenças.

O movimento do Outubro Rosa surgiu em 1990, quando foi promovida em Nova Iorque a 1ª ‘Corrida pela cura’. Em 1997, outras cidades dos Estados Unidos começaram a lançar em outubro ações de prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Hoje é realizado em vários lugares do mundo. A ONG Amigos do Peito trouxe a campanha para João Pessoa em 2011. A cor rosa simboliza a campanha, e empresas que aderem ao movimento usam a cor em prédios ou em produtos.

do portal correio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parlamento terá dia especial no Fórum Mundial da Água

CNM convoca gestores para mobilização no Congresso Nacional nos dias 7 e 8 de agosto

População de Nova Floresta lamenta o falecimento do ex- vereador João Bolinha.