julho 18, 2013

Obras do Teatro Íracles Pires seguem avançadas em Cajazeiras

O Teatro Íracles Pires (ICA) é mais um equipamento cultural do Governo do Estado, gerido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), que recebe reforma e ampliação. As obras seguem adiantadas e, em breve, Cajazeiras vai abrigar o maior e mais bem equipado teatro do Sertão nordestino, capaz de atender a toda região sertaneja paraibana.
A reforma do ICA começou no início deste ano. Para realizar a ampliação da casa de espetáculos, algumas colunas e paredes de sustentação foram demolidas e foi preciso construir uma nova base de sustentação, adequada ao novo porte do teatro. As paredes externas começaram a ser reerguidas e, nos próximos dias, os trabalhadores começam a levantar a nova estrutura interna do teatro, incluindo a cobertura.
Na área externa do ICA, no pátio, um novo prédio está sendo construído e as obras já estão em fase de acabamento. Nesse espaço vai funcionar a sala de dança, vestiário com banheiros, cozinha, sala de refeição e cantina. Ao lado do prédio, uma praça será feita, mas essa etapa ainda não foi iniciada.
Também recebe acabamento o porão construído abaixo do palco do teatro. O espaço é reservado para o monitoramento técnico da acústica e também vai contar com uma sala de ensaio para os artistas.
De acordo com o mestre de obras responsável pela reforma do ICA, José Ferreira de Araújo, o serviço está andando rapidamente e os trabalhadores estão empenhados em concluir a reforma. José Ferreira também observa que o inverno não está atrapalhando o andamento da obra, já que as chuvas na região não estão fortes.
Para a presidente da Funesc, Lu Maia, a reforma do ICA representa um grande passo para o desenvolvimento da cultura. “Fazer cultura é também valorizar suas bases que são nossos espaços de execução das artes, a exemplo dos teatros, biblioteca, auditórios. Com o Íracles Pires pronto, teremos dignidade em receber nossos artistas, produções de nosso estado e de outros lugares, atendendo não só a demanda de Cajazeiras, mas a de toda região”, finalizou a presidente.
Ampliação da capacidade – Com a ampliação do teatro, o número de lugares passa de 176 para 240, incluindo espaço para cadeirantes. Rampas de acessibilidade e banheiros adaptados também serão construídos. O investimento total é de R$ 2.309.957,84.

Nenhum comentário:

Postar um comentário