Pular para o conteúdo principal

Operação Guantánamo: Seap deflagra ‘caça’ a 79 detentos envolvidos em crimes na PB, PE, DF e R

Segundo o secretário de Administração Penitenciária, Walber Virgolino, a operação objetiva tirar de circulação pessoas condenadas em sentença definitiva que ganharam o beneficio de cumprirem suas penas nos regimes semiaberto e aberto, mas não estavam retornando ao cárcere durante a noite e finais de semana.

Walber Virgolino

A Secretaria de Administração Penitenciaria do Estado (Seap) deflagrou na madrugada desta quarta-feira (5), uma mega operação nos estados da Paraíba, Pernambuco, Distrito Federal e Rio de Janeiro. Denominada de Guantánamo, a ação visa capturar 79 apenados do regime semiaberto de presídios paraibanos que estariam envolvidos em ações criminosas.
Até o momento 25 pessoas já foram presas e estão detidas no Presídio Regional da cidade de Patos ( Sertão da Paraíba). Uma entrevista coletiva será concedida nesta quarta (5), para explicar a operação.
Segundo o secretário de Administração Penitenciária, Walber Virgolino, a operação objetiva tirar de circulação pessoas condenadas em sentença definitiva que ganharam o beneficio de cumprirem suas penas nos regimes semiaberto e aberto, mas não estavam retornando ao cárcere durante a noite e finais de semana.
“Constatamos que os apenados que cumpriam penas nos regimes semiaberto e aberto da Comarca de Patos-PB não estavam se recolhendo ao cárcere durante as noites e finais de semana, contribuindo assim com o aumento da criminalidade. Houve um aumento nos crimes patrimoniais e homicídios. Desde 2013, ficou comprovado uma grande demanda de pedidos judiciais de transferência de domicílios de apenados de comarcas em toda a Paraíba para a comarca de Patos”, enfatizou Virgolino, acrescentando que mais de 100 homens, distribuídos em cerca de 50 viaturas do Sistema Penitenciário, Policia Civil e Polícia Militar, participam da operação.
A Secretaria de Administração Penitenciaria do Estado estima que somando as penas de todos os crimes cometidos pelos 79 alvos, ultrapassam mil anos de pena. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da Vara das Execuções da Comarca de Patos.
Para Wallber Virgolino, que comanda a operação em conjunto com o delegado de Polícia Civil de Patos Danilo Orengo, “esta operação é um verdadeiro acerto de contas de criminosos com a Justiça, a integração entre as instituições é fundamental para se combater o crime organizado de forma qualificada e estratégica. A operação deflagrada no dia de hoje é um marco para o Sistema Prisional da Paraíba, pois demonstra a preocupação do Estado em não apenas custodiar esses apenados, mas também contribuir com a Segurança Pública com a retirada de circulação de criminosos”.

do portal correio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Investe Nordeste 2017 - Troca de experiências e oportunidades de negócios entre Brasil e Portugal.

O Investe Nordeste 2017 foi aberto nesta quarta-feira (29) no restaurante Porto Madeiro, na praia de Cabo Branco em João Pessoa PB.
O evento contou com a presença de uma comitiva de empresários portugueses que pretendem investir em diversos setores da economia paraibana,além de empresários  e autoridades paraibanas e diversos jornalistas. Na ocasião foi oferecido um jantar muito especial no restaurante Porto Madeiro em João Pessoa.
Na oportunidade foram  assinados protocolos de intenção entre a Paraíba e Portugal para formação de parcerias com foco na geração de emprego e renda no Estado.
O presidente do Investe Nordeste, José Lourenço disse que “ Esta é uma oportunidade ímpar de estreitar ainda mais as relações entre Portugal e a Paraíba,esperamos que esta edição do Investe Nordeste tenha ainda mais sucesso que as anteriores.Entendemos que atualmente o Nordeste é o melhor local para investimentos no Brasil e a Paraíba está em um bom momento, por isso o evento acontece no lugar certo.…

Atividades da 5ª Caravana do Coração começam neste domingo

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), em parceria com a ONG Círculo do Coração de Pernambuco, se prepara para mais uma Caravana do Coração. Esta é a quinta vez que o evento será realizado no Estado e a equipe da Caravana segue viagem neste domingo para Cajazeiras, às 11h, saindo da sede do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB). As atividades em Cajazeiras serão feitas na segunda-feira (26). Nesta edição, que será realizada de 26 de junho a 8 de julho, 13 municípios serão contemplados: Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Esperança, Picuí, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape. Estes municípios sede receberão uma equipe de profissionais voluntários para realização de atendimentos a usuários do SUS referenciados pelos demais municípios das regiões de saúde da Paraíba. A novidade deste ano na Caravana do Coração é que, além das crianças com cardiopatias…

Wilson Santiago participou de Confraternização em Bayeux e em Santa Rita.

O Presidente do PTB Wilson Santiago, participou nesta quinta- feira (21 )a convite do Dr. Expedito Pereira, deuma Confraternização realizada no Esporte Clube São Paulo de Bayeux, o evento reuniu amigos e correligionários do ex. prefeitoem clima de muita União e alegria. "Este é um momento muito importante, onde os amigos fazem um balanço do ano que está acabando e alimentam o sonho de muitas realizações para 2018. Agradeço ao Dr. Expedito pelo convite e a oportunidade de estar aqui dividindo este momento com a população de Bayeux, Expedito é um grande amigo e tem muitos serviços prestados neste município, foi um ótimo prefeito para Bayeux e continua lutando por benefícios para este povo, que Deus abençoe a todos" disse Wilson Santiago.
Wilson Santiago prestigiou ainda, confraternização do empresário Ednaldo do Edilícia, na casa de eventos Jardins-Buffets Recepções. Ednaldo que tem seu trabalho voltado para a população é considerado hoje uma das principais lideranças politicas …