Pular para o conteúdo principal

ALPB debate tratamento da dependência de drogas


A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) debateu, durante sessão especial nesta segunda-feira (10), as dificuldades e os avanços no tratamento da dependência das drogas. O evento, de autoria do deputado Hervázio Bezerra (PSDB), teve a finalidade de motivar a sociedade sobre as possibilidades do combate.
O deputado Hervázio Bezerra afirmou reconhecer que atualmente existem mais dificuldades do que desenvolvimento na luta para acabar com os prejuízos causados pela droga. “Infelizmente nós temos que reconhecer que hoje existem mais dificuldades do que avanços, pois a droga tem aumentado o seu consumo e a polícia, a nível nacional, não tem conseguido conter esse avanço”, destacou o parlamentar, que alertou a necessidade de ações vindas do Governo Federal.
“Além de ser necessária a existência de uma polícia forte para combater a violência, o Governo Federal precisa investir em clínicas que possam atender a demanda, inclusive porque a maioria dos crimes acontece por causa do uso da droga, disse Hervázio.
A Coordenadora estadual de Sade Mental, Shirlene Queiroz, ressaltou que no Estado há quatro Centros de Atenção Psicossocial destinado a atender dependentes de álcool e outras drogas (CAPS) que já atendem 24 horas. Porém, Shirlene destacou a dificuldade de conter a dependência.
O uso de drogas está culturalmente implicado há muitos anos. Por isso não é fácil combater. Há mais de 20 anos a gente vem lutando e não há solução, pois temos um incentivo e aceitação muito forte às drogas lícitas. Isso é contraditório e contribui para o uso de outras substâncias”, disse.
Já o psicólogo Janiel de Sousa Ramos alertou a importância da prevenção e explicou os perigos proporcionados pelas drogas lícitas, que muitas vezes levam ao uso das drogas ilícitas. “A prevenção deve começar dentro de casa, pois sabemos que existem duas drogas legais no Brasil, que é por onde começam o uso das drogas ilegais, que é o tabaco e o álcool. Essa prevenção deve começar com o esclarecimento dos familiares, palestras nas escolas e na comunidade, afirmou o especialista.
A sessão contou com a participação de especialistas no tema, de representantes do Governo do estado, da Polícia Militar e da Sociedade Civil.
Dados alarmantes – Segundo o Programa Estadual de Políticas Contra as Drogas, na Paraíba o crack é uma das drogas mais consumidas, conforme os dados coletados nos atendimentos dos Caps, hospitais pblicos e particulares que tratam dos efeitos do consumo. Outros resultados mostram que crianças menores de 12 anos já consomem o derivado da cocaína e que da faixa dos 12 aos 15 anos já existe a inserção de jovens do sexo feminino.
No Brasil mais de seis milhões de brasileiros já experimentaram cocaína ou derivados ao longo da vida. Entre esse grupo, 2 milhões fumaram crack, óxi ou merla alguma vez e 1 milhão foram usuários de alguma dessas três drogas no ltimo ano.

--
Divisão de Jornalismo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Investe Nordeste 2017 - Troca de experiências e oportunidades de negócios entre Brasil e Portugal.

O Investe Nordeste 2017 foi aberto nesta quarta-feira (29) no restaurante Porto Madeiro, na praia de Cabo Branco em João Pessoa PB.
O evento contou com a presença de uma comitiva de empresários portugueses que pretendem investir em diversos setores da economia paraibana,além de empresários  e autoridades paraibanas e diversos jornalistas. Na ocasião foi oferecido um jantar muito especial no restaurante Porto Madeiro em João Pessoa.
Na oportunidade foram  assinados protocolos de intenção entre a Paraíba e Portugal para formação de parcerias com foco na geração de emprego e renda no Estado.
O presidente do Investe Nordeste, José Lourenço disse que “ Esta é uma oportunidade ímpar de estreitar ainda mais as relações entre Portugal e a Paraíba,esperamos que esta edição do Investe Nordeste tenha ainda mais sucesso que as anteriores.Entendemos que atualmente o Nordeste é o melhor local para investimentos no Brasil e a Paraíba está em um bom momento, por isso o evento acontece no lugar certo.…

Atividades da 5ª Caravana do Coração começam neste domingo

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), em parceria com a ONG Círculo do Coração de Pernambuco, se prepara para mais uma Caravana do Coração. Esta é a quinta vez que o evento será realizado no Estado e a equipe da Caravana segue viagem neste domingo para Cajazeiras, às 11h, saindo da sede do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB). As atividades em Cajazeiras serão feitas na segunda-feira (26). Nesta edição, que será realizada de 26 de junho a 8 de julho, 13 municípios serão contemplados: Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Esperança, Picuí, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape. Estes municípios sede receberão uma equipe de profissionais voluntários para realização de atendimentos a usuários do SUS referenciados pelos demais municípios das regiões de saúde da Paraíba. A novidade deste ano na Caravana do Coração é que, além das crianças com cardiopatias…

Wilson Santiago participou de Confraternização em Bayeux e em Santa Rita.

O Presidente do PTB Wilson Santiago, participou nesta quinta- feira (21 )a convite do Dr. Expedito Pereira, deuma Confraternização realizada no Esporte Clube São Paulo de Bayeux, o evento reuniu amigos e correligionários do ex. prefeitoem clima de muita União e alegria. "Este é um momento muito importante, onde os amigos fazem um balanço do ano que está acabando e alimentam o sonho de muitas realizações para 2018. Agradeço ao Dr. Expedito pelo convite e a oportunidade de estar aqui dividindo este momento com a população de Bayeux, Expedito é um grande amigo e tem muitos serviços prestados neste município, foi um ótimo prefeito para Bayeux e continua lutando por benefícios para este povo, que Deus abençoe a todos" disse Wilson Santiago.
Wilson Santiago prestigiou ainda, confraternização do empresário Ednaldo do Edilícia, na casa de eventos Jardins-Buffets Recepções. Ednaldo que tem seu trabalho voltado para a população é considerado hoje uma das principais lideranças politicas …