abril 23, 2013

Em visita às obras de transposição, Cássio reitera cobrança por agilidade.



O senador Cássio Cunha Lima declarou neste final de semana que a visita que a Comissão do Senado que acompanha as obras de Transposição do Rio São Francisco realizou na última sexta-feira tem como principal objetivo cobrar celeridade na execução das obras. “O ministro Fernando Bezerra informou que o Governo Federal resolveu adotar o Regime Diferenciado de Contratação após o seu discurso no plenário do Senado no qual cobrou que fosse adotado o mesmo regime de licitação adotado pelo Governo no que diz repeito às obras da Copa do Mundo e das Olimpíadas”.
Cássio disse que não tinha sentido não priorizar uma obra vital para a sobrevivência de 12 milhões de pessoas em todo o semiárido que de maneira cíclica, são atingidas pelas estiagens que dificultam a qualidade de vida das pessoas que vivem no semiárido nordestino. “sem esquecer o nosso rebanho que está sendo dizimado sob os olhares omissos de um governo que acredita que apenas com o pagamento de programas sociais, está resolvida toda a problemática da seca”.
O jornalista Josias de Souza, no seu blog, considerou a transposição um vexame e criticou a omissão do Governo Federal pela falta de cumprimento de uma obra, cuja promessa inicial, deveria estar com trechos em pleno funcionamento em 2010 e que a nova previsão é para 2015, além da substancial elevação dos gastos que saltaram de 4,8 bi para 8,4 bilhões de reais. Veja aqui o texto postado no Blog de Josias de Souza .
A visita que percorreu diversos trechos da obra, entre a Paraíba e Pernambuco, teve na sua comitiva, os senadores e deputados que compõem a Comissão de transposição do Senado, além do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra e técnicos do Congresso e do próprio ministério. Nos municípios de Floresta e Sertânia em Pernambuco, a comitiva viu de perto o andamento das obras e recebeu a garantia do Governo Federal
Em Monteiro, trecho final da visita foi promovida uma Sessão Especial da Assembleia Legislativa da Paraíba onde, em audiência pública o ministro apresentou um relatório sobre o andamento das obras e que a previsão de conclusão para 2015 está mantida e se comprometeu com os presentes que a obra ganhará novo ritmo a partir da conclusão dos projetos executivos e a adoção do RDC.
Assessoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)
Fotos: Cássio Cunha Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário