Pular para o conteúdo principal

Cássio lamenta falta de ação efetiva do Governo Federal





Enquanto as obras da Copa do Mundo seguem em ritmo acelerado, a imprescindível transposição fica para segundo plano, denunciou o senador paraibano.                           




“O Governo Federal institui o Regime Diferenciado de Contratação para as obras dos estádios que sediarão a Copa do Mundo, infelizmente, no que diz respeito às obras de transposição de águas do Rio São Francisco, sequer o projeto técnico para alguns trechos está contratado” assim lamentou nesta quinta-feira, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), ao constatar a falta de prioridade do Governo Federal para com a situação gravíssima pela qual passa o semiárido nordestino que enfrenta a pior estiagem dos últimos 50 anos conforme dados dos institutos de pesquisas.
Conforme o senador, as reservas de água para consumo humano no Nordeste já se encontra em situação crítica, principalmente na região semiárida cujos mananciais estão em acelerado processo de esvaziamento, agravado pela intensa evaporação. “Para termos uma ideia da gravidade, a Paraíba se encontra atualmente com menos de 40 % da sua capacidade de armazenamento e o período mais chuvoso tradicionalmente já passou”, advertiu.
Para Cássio Cunha Lima, o Governo Federal insiste que apenas o pagamento Bolsa Família resolve todos os nossos problemas, quando sabemos que apenas para recuperar o rebanho que tínhamos antes deste período de estiagem, levará pelo menos uma década de muito trabalho e esforço dos pequenos proprietários que foram praticamente abandonados à própria sorte pelos bancos oficiais.
“O governo brasileiro, que tem no país, o semiárido mais povoado do mundo deveria entender que subsidiar os pequenos produtores não é favor e sim planejamento em beneficio de uma região que enfrenta e enfrentará novos períodos de estiagem. O que agrava a situação não é apenas a seca que é um fenômeno natural e cíclico e sim a omissão de quem comanda os recursos e não prioriza ações que poderiam resolver definitivamente a questão do abastecimento de água tanto para a nossa população quanto para o nosso rebanho”.
Sobre o rebanho, Cássio relembrou que faz quase um ano que cobra do Governo Federal a distribuição de ração animal e que própria Conab, que poderia promover esta distribuição aos pequenos pecuaristas sugeriu que os processos licitatórios para a compra de milho fossem simplificados “porém até hoje, nenhuma providência foi tomada, o que obrigou aos criadores, a venda dos seus animais e que em muitos casos, os animais morreram por falta de alimento”.
O senador Cássio informou que a Comissão do Senado Federal formada para fiscalizar as obras de transposição, fará mais uma visita de inspeção no próximo dia 19, “o presidente da Comissão, senador Vital do Rego, deverá nos próximos dias divulgar a programação de visitas”, disse o tucano. O outro senador paraibano, Cícero Lucena, também compõe esta Comissão.

Foto: Jaciara Aires

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Investe Nordeste 2017 - Troca de experiências e oportunidades de negócios entre Brasil e Portugal.

O Investe Nordeste 2017 foi aberto nesta quarta-feira (29) no restaurante Porto Madeiro, na praia de Cabo Branco em João Pessoa PB.
O evento contou com a presença de uma comitiva de empresários portugueses que pretendem investir em diversos setores da economia paraibana,além de empresários  e autoridades paraibanas e diversos jornalistas. Na ocasião foi oferecido um jantar muito especial no restaurante Porto Madeiro em João Pessoa.
Na oportunidade foram  assinados protocolos de intenção entre a Paraíba e Portugal para formação de parcerias com foco na geração de emprego e renda no Estado.
O presidente do Investe Nordeste, José Lourenço disse que “ Esta é uma oportunidade ímpar de estreitar ainda mais as relações entre Portugal e a Paraíba,esperamos que esta edição do Investe Nordeste tenha ainda mais sucesso que as anteriores.Entendemos que atualmente o Nordeste é o melhor local para investimentos no Brasil e a Paraíba está em um bom momento, por isso o evento acontece no lugar certo.…

Atividades da 5ª Caravana do Coração começam neste domingo

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), em parceria com a ONG Círculo do Coração de Pernambuco, se prepara para mais uma Caravana do Coração. Esta é a quinta vez que o evento será realizado no Estado e a equipe da Caravana segue viagem neste domingo para Cajazeiras, às 11h, saindo da sede do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB). As atividades em Cajazeiras serão feitas na segunda-feira (26). Nesta edição, que será realizada de 26 de junho a 8 de julho, 13 municípios serão contemplados: Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Esperança, Picuí, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape. Estes municípios sede receberão uma equipe de profissionais voluntários para realização de atendimentos a usuários do SUS referenciados pelos demais municípios das regiões de saúde da Paraíba. A novidade deste ano na Caravana do Coração é que, além das crianças com cardiopatias…

Wilson Santiago participou de Confraternização em Bayeux e em Santa Rita.

O Presidente do PTB Wilson Santiago, participou nesta quinta- feira (21 )a convite do Dr. Expedito Pereira, deuma Confraternização realizada no Esporte Clube São Paulo de Bayeux, o evento reuniu amigos e correligionários do ex. prefeitoem clima de muita União e alegria. "Este é um momento muito importante, onde os amigos fazem um balanço do ano que está acabando e alimentam o sonho de muitas realizações para 2018. Agradeço ao Dr. Expedito pelo convite e a oportunidade de estar aqui dividindo este momento com a população de Bayeux, Expedito é um grande amigo e tem muitos serviços prestados neste município, foi um ótimo prefeito para Bayeux e continua lutando por benefícios para este povo, que Deus abençoe a todos" disse Wilson Santiago.
Wilson Santiago prestigiou ainda, confraternização do empresário Ednaldo do Edilícia, na casa de eventos Jardins-Buffets Recepções. Ednaldo que tem seu trabalho voltado para a população é considerado hoje uma das principais lideranças politicas …