março 07, 2013

Embrapa seleciona produtores de semente da batata BRSIPR Bel


Os consumidores brasileiros agora têm mais uma opção de batata para o consumo nas formas de palha ou chips. É que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, já selecionou os viveiristas que estarão autorizados a comercializar para os produtores rurais as sementes da batata BRSIPR Bel, lançada pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) e Embrapa Hortaliças (Gama, DF).
Batata BRSIPR Bel
A cultivar BRSIPR Bel apresenta plantas medianamente vigorosas, possui tubérculos de formato oval, película amarela e lisa, polpa creme. É moderadamente resistente à pinta-preta (Alternaria solani) e moderadamente suscetível à requeima (Phytophthora infestans). Destaca-se pelo alto teor de matéria seca e pelo grande número de hastes e tubérculos por planta.
Sua produção é indicada para todas as regiões de cultivo da batata no Brasil, ou seja, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do País.
A cultivar, que foi desenvolvida para uso no processamento industrial nas formas de "chips" e de batata palha, pode, também, ser utilizada para consumo fresco, desde que sejam tomados os cuidados para prevenir o esverdeamento dos tubérculos.
Todo o processo de comercialização da batata é coordenado pela Embrapa Produtos e Mercado (Brasília, DF), Unidade da Embrapa responsável pela produção e comercialização das sementes e das mudas das cultivares desenvolvidas pelo programa de melhoramento da Empresa. Esta comercialização é realizada diretamente ao produtor ou por meio de parceria com a iniciativa privada.
Você sabe de onde vem a batata?
A batata (Solanum tuberosum L.) é um produto cultivado em quase todas as regiões brasileiras. E também muito consumida nas mais diversas formas - cozida, frita, nas formas de purê ou em ensopados e sopas. É uma planta originária dos Andes peruanos e bolivianos, onde é cultivada há mais de 7000 anos. Recebe diferentes nomes, dependendo do país onde é cultivada: Araucano ou Pono (Chile), Iomy (Colômbia), Papa (Império Inca e Espanha), Patata (Itália), Irisch ou White Potato (Irlanda). A batata é um tubérculo, ou seja, contém caules adaptados para reserva de alimentos e também para reprodução, que resultam do engrossamento da extremidade dos estolões, que são caules modificados e subterrâneos, semelhantes a raízes. Considerada a terceira fonte de alimento para a humanidade, sendo superada apenas pelo arroz e trigo, a batata é uma ótima fonte de energia para o organismo e possui as vitaminas C, B6, niacina, ácido fólico, cobre, magnésio e fibras.
Os produtores selecionados pela Embrapa para a comercialização das sementes são:
Sementes Montesa
Telefone: (34) 3833-1226
Cidade: Serra do Salitre, MG
E-mail: marcelo@montesaagro.com.br

Multiplanta Tecnologia Vegetal Ltda
Telefone: (35) 3731-1649
Cidade: Andradas, MG
E-mail: vendas@multiplanta.com.br

Pedro Candido Rytsi Hayashi
Telefone: (19) 3641-3116
Cidade: Vargem Grande do Sul, SP
E-mail: jarril@uol.com.br

Sergio Soczek
Telefone: (41) 3642-9877
Cidade: Araucária, PR
E-mail: ssoczek@hotmail.com solangemendanha@hotmail.com

Tecnoplanta Ltda
Telefone: (41) 3673-1507
Cidade: Piraquara, PR
E-mail: tecnoplanta@ig.com.br

Outras informações sobre a batata BRSIPR Bel, você encontra na página da Embrapa Produtos e Mercado: www.embrapa.br/cultivares.


-- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário