março 21, 2013

22 de março é o Dia Mundial da Água





22 de março é o Dia Mundial da Água.

2013 é o Ano Internacional de Cooperação pela Água

Tida como recurso essencial para a manutenção da vida na terra, a água está se tornando o centro das atenções em debates e reuniões quando o assunto é sustentabilidade. A preocupação é tanta, que fez com que a ONU - Organização das Nações Unidas - definisse o ano de 2013 como o Ano Internacional de Cooperação pela Água. Além disso, no dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, estabelecido desde 1992.

Abundante em algumas regiões e escassa em outras, atualmente 145 países tem que compartilhar uma grande bacia hidrográfica com pelo menos mais uma nação. O consumo não planejado e o crescimento da população, estão deixando estudiosos e cientistas atentos a uma possível escassez.

Foi por isso que em 2005, a ONU lançou a resolução Década Internacional para Ação “Água, Fonte de Vida”, que deve durar até 2015. A resolução afirma que o objetivo principal da Década deve ser um foco maior nas questões relacionadas à água em todos os níveis, bem como na implementação de programas relacionados à água de forma a atingir os objetivos acordados internacionalmente sobre questões ligadas à água contidos na Agenda 21, nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas e no Plano de Implementação de Johannesburgo.

Em dezembro de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2013 como o Ano Internacional das Nações Unidas da Cooperação pela Água. Foi decidido que o Dia Mundial da Água 2013, celebrado em 22 de março, também terá como tema a Cooperação pela Água. A campanha, que é coordenada no Brasil pela Unesco, tem cinco objetivos estratégicos:

1.    Conscientizar sobre a importância, os benefícios e os desafios da cooperação em questões relacionadas à água;
2.    Gerar conhecimento e construir capacidades em prol da cooperação pela água;
3.    Provocar ações concretas e inovadoras em prol da cooperação pela água;
4.    Fomentar parcerias, diálogo e cooperação pela água como prioridades máximas, mesmo após 2013;
5.    Fortalecer a cooperação internacional pela água para abrir caminho para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável defendidos por toda a comunidade que trata sobre água e atendendo às necessidades de todas as sociedades.

Entende-se que a cooperação pela água é crucial para a erradicação da pobreza, a igualdade social e a igualdade de gênero. O acesso à água potável é a fundação para a realização das necessidades básicas humanas e contribui para o alcance de todos os objetivos de desenvolvimento do milênio. A governança inclusiva e participativa da água e a cooperação entre diferentes grupos podem ajudar a superar a desigualdade no acesso à água e assim contribuir para a erradicação da pobreza e para a melhoria das condições de vida. A cooperação pode levar a um uso mais eficiente e sustentável dos recursos hídricos como, por exemplo, por meio de planos de manejo compartilhado que criam benefícios mútuos e melhores padrões de vida.

Para repercutir este assunto, a InformaMídia sugere os especialistas da Green Domus, empresa especializada em Consultoria para Sustentabilidade desde 2005. Lá conta-se com especialistas em sustentabilidade, alterações climáticas, engenharia sustentável e em segurança hídrica. Caso tenha interesse, entre em contato.

Mais informações sobre o Ano Internacional de Cooperação pela Água





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Dezembro Vermelho

Ao longo deste mês, prédios públicos em todo o Brasil ficarão iluminados de vermelho para marcar a luta contra a aids. Além da iluminação, ...