Postagens

Mostrando postagens de Novembro 21, 2012

Durante reunião com ministro da Agricultura, Manoel Junior propõe construção de barragens subterrâneas contra seca

Imagem
O deputado sugeriu ainda, que municípios recebam recursos para aquisição de carro pipa, perfuratriz, retroescavadeira e trator de esteira. Em reunião com deputados e senadores paraibanos e o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, nesta terça-feira, 20, o coordenador da Bancada, Manoel Junior (PMDB), propôs uma solução simples que pode ajudar os agricultores do semi-árido, em especial, os paraibanos, a segurar a umidade das águas do período chuvoso. A barragem subterrânea é uma construção rápida e barata que mantém perfeitamente a umidade do solo favorecendo o plantio durante, praticamente, o ano todo.

Além da construção das barragens subterrâneas, de onde também é possível retirar água para o consumo humano e animal, Manoel Junior sugeriu ainda que o Ministério destinasse aos municípios que sofrem ano a ano com os efeitos da estiagem, recursos para aquisição de carro pipa, perfuratriz, retroescavadeira e trator de esteira.

Quando se fala em barragem no Nordeste …

Paraíba é um dos 10 estados mais transparentes do país, revela ONG

Imagem
Ranking foi pela ONG Contas Abertas, que avalia a acessibilidade dos portais de transparência pública A Paraíba é o 9º estado com maior índice de transparência pública do Brasil. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (20) dos estados e pode ser conferido no endereço http://indicedetransparencia.com/. Na primeira edição, em 2010, o estado ocupou a 14ª colocação no ranking nacional.
No Nordeste, a Paraíba ficou atrás apenas de Pernambuco (3º) e Ceará (7º). A nota geral alcançada 6,56 ficou acima da média da região (5,64) e atesta o alto índice de transparência das contas públicas e controle social, conquistados nos dois últimos anos no estado. Em comparação com o ano 2010, quando a Paraíba registrou nota de 5,07, houve um crescimento de 1,49 ponto.
Na primeira posição nacional está São Paulo com a nota 9,29. O estado, além de ter mantido a liderança, foi o quarto que mais aumentou a própria nota; ganhou 2,33 pontos. Já o Mato Grosso do Sul ocupa a última posição co…

Governo do Estado financia distribuição de ração animal para combater efeitos da seca

O Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), está financiando a distribuição de ração animal pela metade do preço de mercado, com objetivo de auxiliar a preservação das culturas nas regiões mais atingidas pela seca. O Programa Emergencial de Manutenção do Rebanho já recebeu cerca R$ 7 milhões em investimentos e beneficiou mais de 2.800 pequenos produtores, que dependem especificamente dessas atividades para garantir o sustento familiar.
“Essa iniciativa é muito importante para garantir o suporte alimentar dos animais nas comunidades mais afetadas pelos efeitos da estiagem. A Empasa tem atuado como reguladora de mercado assim como a Conab faz na esfera federal, forçando o segmento a não inflacionar esses produtos e gerando o subsídio necessário para o pequeno produtor”, destacou o diretor-presidente da Empasa, José Tavares Sobrinho.
Os produtos que estão sendo viabilizados através do programa são a torta de algodão…