INCLUSÃO SOCIAL Projovem Trabalhador vai beneficiar 7 mil alunos na Paraíba

Cerca de 150 jovens participaram da aula inaugural do Projovem Trabalhador: Juventude Cidadã, no Palácio da Redenção, nesta terça-feira (27). Na Paraíba, o projeto vai beneficiar 7 mil jovens entre 18 e 29 anos de idade, em 86 municípios paraibanos. O investimento total é de R$ 15 milhões com contrapartida dos Governos do Estado e Federal.
O governador Ricardo Coutinho  participou da aula inaugural e falou que a perspectiva do Projovem Trabalhador, além de promover a qualificação, é o de inserir no mercado de trabalho a população jovem.  “Além de ensinar uma profissão, o programa cultiva algo essencial que é o convívio social, porque atinge pessoas que vivem no máximo com um salário mínimo de renda familiar. É um programa extremamente importante, como fiz na época na prefeitura, em que fomos reconhecidos e premiados pelo Brasil. O nosso compromisso é pegar 30% desse pessoal e colocar no mercado do trabalho, seja pelo Empreender PB ou por políticas de emprego com carteira assinada”, afirmou.  
A secretária de estado de Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, frisou que esta é a segunda etapa estadual do Projovem Trabalhador, que teve o número de vagas ampliado.  “Agora estamos ofertando 7 mil vagas e na próxima etapa deveremos ampliar para 10 mil. O Projovem é uma oportunidade de qualificação profissional e de inserção no mercado de trabalho. Costumo dizer que a vida é feita de atalhos, mas de oportunidades também. Por isso, peço que estes jovens abracem esta oportunidade”, ressaltou.
Kit escolar – Durante a solenidade da aula inaugural, o governador fez a entrega simbólica do ‘kit escolar’, com bolsa, canetas e caderno em que o jovem terá acesso. O aluno também ganha por mês o benefício de R$ 100,00, caso tenha cumprido 75% de frequência.
O aluno Luiz Henrique Oliveira Calisto, da escola estadual Antônio Luna Lisboa, do município de Rio Tinto, agradeceu pelo kit escolar e contou que optou pelo curso de Telemática. “Escolhi o curso de telemática pelo contato que já tenho com a área de informática e acho que vai ser um momento muito propício porque elevarei meu conhecimento e também me preparar para o mercado de trabalho”, disse.
A aluna Tatiana Lima Costa, do Lyceu Paraibano da capital, falou sobre a oportunidade de fazer o Projovem Trabalhador e disse que escolheu o curso de turismo, visando um futuro próximo.  “Estamos diante da Copa de 2014 e com certeza teremos muitas oportunidades na área de turismo, por isso optei em procurar me qualificar na área para conseguir uma oportunidade de emprego”. 
Duração - O Projovem Trabalhador iniciou em alguns municípios e terá seis meses de duração. Os cursos contemplam nove áreas ocupacionais: administração, agroextrativismo, alimentação, construção e reparos, metal mecânica, pesca/psicultura, telemática, turismo e hospitalidade e vestuário.
Participaram da solenidade o governador Ricardo Coutinho, o vice-governador Rômulo Gouveia; o deputado federal Damião Feliciano; a secretária Aparecida Ramos, a promotora da educação, Fabiana Lobo; o presidente da Fecomércio-PB, Marconi Medeiros e o representante do Banco do Brasil, Marcelo Gouveia.

Secom PB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parlamento terá dia especial no Fórum Mundial da Água

CNM convoca gestores para mobilização no Congresso Nacional nos dias 7 e 8 de agosto

População de Nova Floresta lamenta o falecimento do ex- vereador João Bolinha.