Pular para o conteúdo principal

'A Paraíba deve acender a fogueira do São João?'



“Quando olhei a terra ardendo, qual fogueira de São João, eu perguntei a Deus do Céu porque tamanha judiação” - Luiz Gonzaga.

                                                  Ex. Senador Roberto Cavalcanti.
O “hino” extra-oficial da nação nordestina embala os esturricados sertões da região – incluindo nesta rota a Paraíba, onde mais de dois milhões estão com sede.
Todo o semi-árido se transformou em um grande fogaréu, que varre os pastos, seca as plantações, espalha tristezas e provoca prejuízos incalculáveis.
Mas, a despeito do sofrimento, o nordestino não é um povo que aceita a desolação. Ou esquece suas tradições. Durante todo o ano, uma data se destaca no calendário do sertanejo. E ela está próxima, com suas crenças, seus folguedos, suas festas.
A verdade é que nem a estiagem seca a vontade do sertanejo de comemorar o São João. Mas há espaço para festas? Ou melhor: para os custos que elas embutem?
Mesmo antes do El Nino provocar seus estragos, circularam rumores – nesta Paraíba onde tudo é politizado - de que o Estado não estaria disposto a azeitar a fogueira junina nos municípios.
Não acredito. A seca é real e arrefece os ânimos. E em tempos de estiagem, a primeira coisa que seca é a torneira dos recursos. Forçar sua abertura para contratar shows (muitos deles milionários) e preparar todo um arraiá pode significar a incapacidade de prestar socorro aos que mais sofrem com a estiagem.
Não sem razão, diante de tanta penúria, muitos gestores se apressaram a cancelar os festejos, despertando ora aplausos ora críticas.
Congratulações de quem entende que o momento é de centrar foco nas ações de emergência contra a seca.
E o rancor de quem acha que cancelar a festa significa impor mais sofrimento a um povo já tão maltratado pelas intempéries. Além de abrir mão de receita gerada junto ao comércio e ao turismo.
Entre um extremo e outro sobra a necessidade de temperança para entender que, se a festa não deve ser faraônica, que seja a possível.
Ate porque não se pode decretar, com uma canetada, o fim de uma tradição.
E, também, porque o São João não se resume ao lúdico – é, sobretudo, uma manifestação religiosa do crente povo nordestino, que mesmo secularmente vitimado pelas condições climáticas, não abre mão da fé.
Fé pelo retorno das chuvas e por interferências públicas capazes de sacramentar, de uma vez por todas, o fim a tantos séculos de judiação.

do portal correio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Investe Nordeste 2017 - Troca de experiências e oportunidades de negócios entre Brasil e Portugal.

O Investe Nordeste 2017 foi aberto nesta quarta-feira (29) no restaurante Porto Madeiro, na praia de Cabo Branco em João Pessoa PB.
O evento contou com a presença de uma comitiva de empresários portugueses que pretendem investir em diversos setores da economia paraibana,além de empresários  e autoridades paraibanas e diversos jornalistas. Na ocasião foi oferecido um jantar muito especial no restaurante Porto Madeiro em João Pessoa.
Na oportunidade foram  assinados protocolos de intenção entre a Paraíba e Portugal para formação de parcerias com foco na geração de emprego e renda no Estado.
O presidente do Investe Nordeste, José Lourenço disse que “ Esta é uma oportunidade ímpar de estreitar ainda mais as relações entre Portugal e a Paraíba,esperamos que esta edição do Investe Nordeste tenha ainda mais sucesso que as anteriores.Entendemos que atualmente o Nordeste é o melhor local para investimentos no Brasil e a Paraíba está em um bom momento, por isso o evento acontece no lugar certo.…

Atividades da 5ª Caravana do Coração começam neste domingo

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), em parceria com a ONG Círculo do Coração de Pernambuco, se prepara para mais uma Caravana do Coração. Esta é a quinta vez que o evento será realizado no Estado e a equipe da Caravana segue viagem neste domingo para Cajazeiras, às 11h, saindo da sede do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB). As atividades em Cajazeiras serão feitas na segunda-feira (26). Nesta edição, que será realizada de 26 de junho a 8 de julho, 13 municípios serão contemplados: Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Esperança, Picuí, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape. Estes municípios sede receberão uma equipe de profissionais voluntários para realização de atendimentos a usuários do SUS referenciados pelos demais municípios das regiões de saúde da Paraíba. A novidade deste ano na Caravana do Coração é que, além das crianças com cardiopatias…

Wilson Santiago participou de Confraternização em Bayeux e em Santa Rita.

O Presidente do PTB Wilson Santiago, participou nesta quinta- feira (21 )a convite do Dr. Expedito Pereira, deuma Confraternização realizada no Esporte Clube São Paulo de Bayeux, o evento reuniu amigos e correligionários do ex. prefeitoem clima de muita União e alegria. "Este é um momento muito importante, onde os amigos fazem um balanço do ano que está acabando e alimentam o sonho de muitas realizações para 2018. Agradeço ao Dr. Expedito pelo convite e a oportunidade de estar aqui dividindo este momento com a população de Bayeux, Expedito é um grande amigo e tem muitos serviços prestados neste município, foi um ótimo prefeito para Bayeux e continua lutando por benefícios para este povo, que Deus abençoe a todos" disse Wilson Santiago.
Wilson Santiago prestigiou ainda, confraternização do empresário Ednaldo do Edilícia, na casa de eventos Jardins-Buffets Recepções. Ednaldo que tem seu trabalho voltado para a população é considerado hoje uma das principais lideranças politicas …