Pular para o conteúdo principal

Nova lei da meia-entrada começa a ter validade na PB. Benefício é concedido mesmo sem a carteira

A resolução só tem abrangência na Paraíba. As carteirinhas continuarão valendo como documento para garantir descontos

Os estudantes paraibanos ficarão isentos de apresentar a carteira estudantil para poder usufruir do benefício  da meia-entrada em eventos culturais e nas passagens de transportes municipais e intermunicipais. Para garantir esse direito, eles terão apenas que mostrar algum documento que comprove a situação de estudante.
É o que diz o Projeto de Lei 441/2011 (de autoria do deputado Gervásio Maia), que entra em vigor após a promulgação do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (AL-PB) e a publicação no Diário da AL.
Conforme o decreto, têm direito a pagar meia-passagem nos coletivos e meia-entrada nos eventos culturais os menores de 12 anos ou maiores de 60 anos; alunos regularmente matriculados no Ensino Fundamental, Médio, Curso de Jovens e Adultos, Técnico, Tecnológico e Superior; alunos regularmente matriculados em cursos de Extensão superiores a seis meses, Especialização, Mestrado e Doutorado. Para cada grupo é exigida uma documentação diferenciada.
No caso dos menores de 12 anos e dos idosos, para garantir a meia-entrada eles só precisam apresentar um documento de identificação com foto válido em todo o território nacional. Já dos demais alunos (tanto da Educação Básica, quanto do Ensino Superior e de Pós-Graduação) é requerido a apresentação de comprovante de matrícula do ano em curso, juntamente com documento de identificação com foto.
A resolução só tem abrangência na Paraíba e não se aplica a outros estados. As carteirinhas continuarão valendo como documento para garantir os descontos. No entanto, conforme o diretor da União Estadual dos Estudantes (UEE) - entidade responsável pela confecção das carteiras dos alunos do ensino superior na Paraíba -, Alexandre Sousa, os documentos confeccionados no Estado só têm validade nacional no que se refere à meia-entrada em eventos culturais.
Os descontos referentes à circulação em ônibus municipais dependem das leis vigentes e da documentação exigida em cada cidade, assim como a meia-entrada em linhas intermunicipais depende da legislação de cada Estado.
Para Alexandre, a decisão enfraquece o poder das entidades de mobilização estudantil. “Quando tira essa receita, você está prejudicando todo o contexto, inclusive os estudantes”, opinou. O coordenador do movimento estudantil 'Juntos Somos Mais' - da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Leogildo Alves, também acredita que a lei tira a autonomia das entidades. “É uma conquista histórica das entidades e se elas perderem esse financiamento natural dependerão então de partidos políticos, reitorias, diretores de escola”, apontou.
do JP Online

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Investe Nordeste 2017 - Troca de experiências e oportunidades de negócios entre Brasil e Portugal.

O Investe Nordeste 2017 foi aberto nesta quarta-feira (29) no restaurante Porto Madeiro, na praia de Cabo Branco em João Pessoa PB.
O evento contou com a presença de uma comitiva de empresários portugueses que pretendem investir em diversos setores da economia paraibana,além de empresários  e autoridades paraibanas e diversos jornalistas. Na ocasião foi oferecido um jantar muito especial no restaurante Porto Madeiro em João Pessoa.
Na oportunidade foram  assinados protocolos de intenção entre a Paraíba e Portugal para formação de parcerias com foco na geração de emprego e renda no Estado.
O presidente do Investe Nordeste, José Lourenço disse que “ Esta é uma oportunidade ímpar de estreitar ainda mais as relações entre Portugal e a Paraíba,esperamos que esta edição do Investe Nordeste tenha ainda mais sucesso que as anteriores.Entendemos que atualmente o Nordeste é o melhor local para investimentos no Brasil e a Paraíba está em um bom momento, por isso o evento acontece no lugar certo.…

Atividades da 5ª Caravana do Coração começam neste domingo

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), em parceria com a ONG Círculo do Coração de Pernambuco, se prepara para mais uma Caravana do Coração. Esta é a quinta vez que o evento será realizado no Estado e a equipe da Caravana segue viagem neste domingo para Cajazeiras, às 11h, saindo da sede do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB). As atividades em Cajazeiras serão feitas na segunda-feira (26). Nesta edição, que será realizada de 26 de junho a 8 de julho, 13 municípios serão contemplados: Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Esperança, Picuí, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape. Estes municípios sede receberão uma equipe de profissionais voluntários para realização de atendimentos a usuários do SUS referenciados pelos demais municípios das regiões de saúde da Paraíba. A novidade deste ano na Caravana do Coração é que, além das crianças com cardiopatias…

Wilson Santiago participou de Confraternização em Bayeux e em Santa Rita.

O Presidente do PTB Wilson Santiago, participou nesta quinta- feira (21 )a convite do Dr. Expedito Pereira, deuma Confraternização realizada no Esporte Clube São Paulo de Bayeux, o evento reuniu amigos e correligionários do ex. prefeitoem clima de muita União e alegria. "Este é um momento muito importante, onde os amigos fazem um balanço do ano que está acabando e alimentam o sonho de muitas realizações para 2018. Agradeço ao Dr. Expedito pelo convite e a oportunidade de estar aqui dividindo este momento com a população de Bayeux, Expedito é um grande amigo e tem muitos serviços prestados neste município, foi um ótimo prefeito para Bayeux e continua lutando por benefícios para este povo, que Deus abençoe a todos" disse Wilson Santiago.
Wilson Santiago prestigiou ainda, confraternização do empresário Ednaldo do Edilícia, na casa de eventos Jardins-Buffets Recepções. Ednaldo que tem seu trabalho voltado para a população é considerado hoje uma das principais lideranças politicas …