fevereiro 29, 2012

Cícero Lucena relata ao ministro da Educação o fechamento de escolas estaduais na Paraíba

O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) relatou, com tristeza, ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o fechamento de cerca 180 escolas na rede estadual da Paraíba. O registro aconteceu durante audiência pública realizada na Comissão de Educação do Senado, nesta quarta-feira (29).
-No Estado da Paraíba nós tivemos fechadas quase 180 escolas estaduais este ano. Em alguns instantes foi noticiado que tinha sido orientação do Ministério. Fica claro na sua exposição que em momento algum aconteceu isso, discursou Cícero Lucena.
Cícero reforçou que não houve planejamento. “Não houve participação dos Conselhos. Não ouve diálogo com as Prefeituras e com as comunidades”. O ministro defendeu o apoio do Senado, através de mudanças na legislação, na criação de critérios para o fechamento de escolas, observando a efetiva participação dos Conselhos de educação dos Estados e dos municípios.
O senador também solicitou atenção do ministro ao processo de expansão do ensino técnico. “É importante a expansão na Capital e nos grandes centors, mas também é importante a interiorização, como instrumento de desenvolvimento e justiça social, em particular, nos Estado do Norte e Nordeste, destacou.
Cícero Lucena pediu engajamento do Governo Federal na garantia do ensino em tempo integral em todo país. O ministro anunciou a intenção de ampliar as metas de implantação da educação em tempo integral. “A experiência internacional mostra que a educação integral faz uma diferença muito importante quando se olha a qualidade de ensino, disse Mercadante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário