Pular para o conteúdo principal

TCU aponta irregularidades na duplicação da BR-230, que causou dano de R$ 24 milhões aos cofres públicos; o itaporanguense Expedito Leite, ex-superintendente do DNIT vai ter de dar explicações ao tribunal

As autoridades responsáveis pelo DER, Dnit e Via Engenharia terão de prestar esclarecimentos ao Tribunal de Contas da União (TCU) sobre os indícios de irregularidades nas obras de duplicação da BR-230, trecho João Pessoa/Campina Grande (do km 35,6 ao km 147,9). O TCU determinou a audiência dos responsáveis para que apresentem no prazo de 15 dias razões de justificativas sobre as irregularidades.
Segundo o Tribunal, as irregularidades podem ensejar a não aprovação das contas dos convênios, bem como a anulação dos termos de recebimento definitivo das obras, “mormente com relação à degradação precoce da condição estrutural da rodovia, acarretando possível dano ao erário estimado em R$ 24,8 milhões, em virtude da necessidade de serem realizadas novas intervenções para dotar o pavimento de condições estruturais adequadas”.
O ex-superintendente do DER Inácio Bento terá de dar esclarecimentos sobre a coordenação deficiente, no período de 31/12/2005 a 27/2/2009, das obras de duplicação, caracterizada pela aceitação, medição e pagamento da execução de serviços com qualidade deficiente, bem como pela preterição da contratação de empresa supervisora em favor da utilização de recursos do próprio DER, sem que esse órgão demonstrasse efetiva capacidade para realizar os trabalhos de controle das obras.
O ex-superintendente do Dnit (o itaporanguense) Expedito Leite da Silva (foto) vai ter de explicar a supervisão gerencial deficiente, no período de 31/12/2005 a 2/4/2010, caracterizada pela aceitação da execução de serviços com qualidade deficiente, pela ausência de providências por parte do Dnit para exigir do DER o controle eficiente das obras.
Já o engenheiro fiscal da obra, Luiz Clark Soares Maia, foi citado para prestar informação acerca da fiscalização deficiente, no período de 2006 a 2010, caracterizada pela aceitação, inclusive da medição e pagamento, da execução de serviços com qualidade deficiente, bem ainda pela sonegação de documentos e omissão de informações como superintendente regional substituto do Dnit na Paraíba.
O atual superintendente do DER, Carlos Pereira, vai ter de se explicar sobre a emissão dos Termos de Recebimento Definitivo, como ex-diretor de obras do DER, nas datas de 18/8/2010 e 20/10/2010, sem que houvesse comprovação da adequação dos serviços executados. Outro envolvido nas irregularidades é o engenheiro fiscal do DER Oduwaldo de Andrade e Silva. (com Lenilson Guedes)

com ricardo pereira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Investe Nordeste 2017 - Troca de experiências e oportunidades de negócios entre Brasil e Portugal.

O Investe Nordeste 2017 foi aberto nesta quarta-feira (29) no restaurante Porto Madeiro, na praia de Cabo Branco em João Pessoa PB.
O evento contou com a presença de uma comitiva de empresários portugueses que pretendem investir em diversos setores da economia paraibana,além de empresários  e autoridades paraibanas e diversos jornalistas. Na ocasião foi oferecido um jantar muito especial no restaurante Porto Madeiro em João Pessoa.
Na oportunidade foram  assinados protocolos de intenção entre a Paraíba e Portugal para formação de parcerias com foco na geração de emprego e renda no Estado.
O presidente do Investe Nordeste, José Lourenço disse que “ Esta é uma oportunidade ímpar de estreitar ainda mais as relações entre Portugal e a Paraíba,esperamos que esta edição do Investe Nordeste tenha ainda mais sucesso que as anteriores.Entendemos que atualmente o Nordeste é o melhor local para investimentos no Brasil e a Paraíba está em um bom momento, por isso o evento acontece no lugar certo.…

Atividades da 5ª Caravana do Coração começam neste domingo

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), em parceria com a ONG Círculo do Coração de Pernambuco, se prepara para mais uma Caravana do Coração. Esta é a quinta vez que o evento será realizado no Estado e a equipe da Caravana segue viagem neste domingo para Cajazeiras, às 11h, saindo da sede do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB). As atividades em Cajazeiras serão feitas na segunda-feira (26). Nesta edição, que será realizada de 26 de junho a 8 de julho, 13 municípios serão contemplados: Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Esperança, Picuí, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape. Estes municípios sede receberão uma equipe de profissionais voluntários para realização de atendimentos a usuários do SUS referenciados pelos demais municípios das regiões de saúde da Paraíba. A novidade deste ano na Caravana do Coração é que, além das crianças com cardiopatias…

Wilson Santiago participou de Confraternização em Bayeux e em Santa Rita.

O Presidente do PTB Wilson Santiago, participou nesta quinta- feira (21 )a convite do Dr. Expedito Pereira, deuma Confraternização realizada no Esporte Clube São Paulo de Bayeux, o evento reuniu amigos e correligionários do ex. prefeitoem clima de muita União e alegria. "Este é um momento muito importante, onde os amigos fazem um balanço do ano que está acabando e alimentam o sonho de muitas realizações para 2018. Agradeço ao Dr. Expedito pelo convite e a oportunidade de estar aqui dividindo este momento com a população de Bayeux, Expedito é um grande amigo e tem muitos serviços prestados neste município, foi um ótimo prefeito para Bayeux e continua lutando por benefícios para este povo, que Deus abençoe a todos" disse Wilson Santiago.
Wilson Santiago prestigiou ainda, confraternização do empresário Ednaldo do Edilícia, na casa de eventos Jardins-Buffets Recepções. Ednaldo que tem seu trabalho voltado para a população é considerado hoje uma das principais lideranças politicas …