fevereiro 28, 2011

Governador entrega automóveis para o programa Territórios da Cidadania

Entrega acontecerá no Encontro dos Territórios Rurais nesta segunda, 28

Na manhã desta segunda-feira, 28, às 10h, dez automóveis serão entregues pelo Governo do Estado para os Fóruns de Desenvolvimento Territorial, durante o Encontro dos Territórios Rurais. O evento contará com a participação dos beneficiados pelo programa Territórios da Cidadania, além de lideranças sindicais, ONGs e órgãos federais, estaduais e do governador Ricardo Coutinho.

Também estarão presentes o secretário Nacional de Desenvolvimento Territorial, Humberto Oliveira, e o encontro será presidido pelo secretário Marenilson Batista da Silva. A organização é da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pela Rede Estadual de Colegiados Territoriais.

O secretário da Agropecuária e Pesca, Marenilson Batista da Silva, adiantou que o Governo do Estado também doará outros equipamentos para fortalecer as ações dos Fóruns regionais.

Segundo o secretário executivo da Agricultura Familiar, Alexandre Eduardo, no evento será apresentado o painel “Desenvolvimento Territorial – Uma Estratégia para o Desenvolvimento Sustentável da Paraíba’. Em seguida, haverá a entrega do documento intitulado “Proposta de Desenvolvimento Territorial Rural Sustentável e Fortalecimento da Agricultura Familiar – Por uma Paraíba Rural com Gente Feliz”. Na parte da tarde, às 15h, acontecerá uma reunião extraordinária do Comitê de Articulação Estadual dos Territórios da Cidadania, na sala de reuniões da Cinep.

Alexandre Eduardo informou que o objetivo do Encontro dos Territórios Rurais da Paraíba é alinhar a parceria entre o Governo Federal, através da SDT, e o Governo do Estado da Paraíba, visando ampliar as ações dos programas de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais e do Programa Territórios da Cidadania no Estado.
Veículos – A entrega dos dez automóveis e dos equipamentos é resultado de um contrato de repasse entre a SDT/MDA e a Sedap. Além desses, por meio de contrato entre a SDT e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), serão entregues aos agricultores três kits feira. Cada um contém 20 barracas e 16 balanças.

Atualmente, a Paraíba conta com quinze Territórios: Borborema, Cariri Ocidental, Cariri Oriental, Curimataú, Médio Sertão, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Norte, Vale do Paraíba, Piemonte da Borborema, Seridó, Serra de Teixeira, Vale do Piranhas, Vale do Piancó, Alto Sertão, Médio Piranhas. Estes se encontram reconhecidos e homologados pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável. Sete deles têm apoio do Governo Federal, através dos programas de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais e do Programa Territórios da Cidadania: Borborema, Cariri Ocidental, Cariri Oriental, Curimataú, Médio Sertão, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Norte.

Sobre o Programa

Territórios da Cidadania é um programa de desenvolvimento regional sustentável e de garantia de direitos sociais voltado às regiões do país que mais necessitam. O objetivo é levar desenvolvimento econômico e universalizar os programas básicos de cidadania. Trabalha com base na integração das ações do Governo Federal, dos governos estaduais e municipais, em um plano desenvolvido em cada território, e conta também com a participação da sociedade.

wscom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Dezembro Vermelho

Ao longo deste mês, prédios públicos em todo o Brasil ficarão iluminados de vermelho para marcar a luta contra a aids. Além da iluminação, ...