Na Paraíba:Em 05 cidades, há mais eleitores que habitantes

No início deste mês, a cidade de Cajazeirinhas, no Sertão paraibano, completou 13 anos de sua instalação, sob as bençãos de Nossa Senhora da Piedade.

Todavia, o distrito foi elevado à categoria de município com a denominação de Cajazeirinhas, pela lei estadual nº 5895, de 29 de abril de 1994, desmembrado de Pombal. Até aí nada de anormalidade.

O que chama a atenção hoje é que o número de eleitores é superior ao de habitantes, o que “intriga” a Justiça Eleitoral. Mais quatro municípios – Santa Inês, Parari, Algodão de Jandaíra e Lastro - apresentam “fenômeno” idêntico. Além deles, cerca de 50 cidades do Estado apresentam um eleitorado equivalente a 80% ou mais da população. Para passar a limpo esta situação, o Tribunal Regional Eleitoral ultima os estudos para realizar um grande recadastramento para excluir os eleitores “fantasmas” ou “turistas”.
Cajazeirinhas tem 3.003 habitantes, de acordo com o Censo do IBGE. Todavia, possui 3.373 eleitores, revela o Tribunal Superior Eleitoral, o que representa 112% da população. Em Algodão de Jandaíra, na microrregião do Curimataú, são 2.350 moradores para um eleitorado de 2.368, isto é, 100,7%. Já município de Lastro, no Sertão, não fica muito atrás. A cidade conta com 2.841 moradores e 2.864 eleitores, ou seja, mais de 100%.

NO CARIRI

O exemplo mais gritante é Parari, município localizado na microrregião do Cariri Ocidental, A área territorial é de 128 km². De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a cidade possui 1.256 habitantes e 1.621 eleitores, o equivalente a 129%. Em Santa Inês, existem 3.539 habitantes e 3.630 eleitores.

José Cassimiro Júnior, secretário de Informática do TRE, explicou seu departamento está trabalhando em conjunto com a Corregedoria do Tribunal, fazendo o levantamento dos municípios onde haverá revisão eleitoral. “São vários os critérios levados em consideração pela Justiça Eleitoral para fazer o recadastramento no município. Um deles é que o número de eleitores acima de 80% do número de habitantes. Outros critérios são o número de transferências de domicílios nos últimos anos, bem como de eleitores jovens e mais velhos”, comentou.




do
Jornal da Paraíba com catingueira online

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parlamento terá dia especial no Fórum Mundial da Água

CNM convoca gestores para mobilização no Congresso Nacional nos dias 7 e 8 de agosto

População de Nova Floresta lamenta o falecimento do ex- vereador João Bolinha.