Pular para o conteúdo principal

TJ rejeita denúncia contra prefeito sobre contratação de servidores

Na sessão desta quarta-feira (15), o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba rejeitou a denúncia, por unanimidade, na Notícia-Crime nº 999.2010.000444-2/001 que tratava de contratação irregular de seis servidores para a Prefeitura Municipal de Areia, sem concurso público, nos exercícios de 2007 e 2008.

O desembargador Nilo Luis Ramalho Vieira, relator do processo, compareceu à sessão para julgar, exclusivamente, esse processo, já que se encontra de férias.


De acordo com o relatório, o Ministério Público estadual ofereceu a denúncia em desfavor do prefeito de Areia, Elson da Cunha Lima Filho, por ter contratado servidores para desempenhar funções públicas, nos exercícios de 2007 e 2008, contrariando expressos princípios e normas contidos no ordenamento jurídico. Assim, ele estaria incurso nas sanções do artigo 1º, inciso XIII, do Decreto-lei nº 201/67, combinado com o artigo 71 do Código Penal.A defesa do prefeito alegou que os contratos de renovação ou aditivos de prorrogação foram celebrados antes da promulgação da Lei Municipal 707/2007, a qual modificou a redação de lei anterior, que não estabelecia qualquer limitação ao número de prorrogações.


Nesse contexto, o relator considerou necessário averiguar as contratações, os respectivos contratos de renovação ou aditivos de prorrogação, bem como a lei vigente ao tempo de suas práticas. Conforme o artigo 3º da Lei nº 540/00, o prazo para admissões temporárias deveria ser de seis meses, sendo permitido suas prorrogações por igual período. Em 17 de outubro de 2007, uma nova lei modificou a redação anterior, permitindo a prorrogação do contrato de seis meses por um único e igual período apenas.



Segundo o estudo do desembargador Nilo Ramalho, os contratos foram celebrados com prazo inicial de seis meses. Em seguida, foram prorrogados (por novo contrato ou por termo aditivo), respeitando, em todos os casos, o prazo máximo de seis meses estipulado pela redação da lei anterior, antes da promulgação da Lei Municipal nº 707/2007. Em 2008, os contratos foram prorrogados uma única vez, pelo prazo máximo de seis meses.


“Dessa forma, as contratações e respectivas prorrogações obedeceram às prescrições estabelecidas pela Lei Municipal vigente quando de suas realizações, estando em consonância com os princípios da legalidade”, explanou o relator.


Portanto, o magistrado observou que não restou positivado o delito atribuído ao acusado, verificando a falta de justa causa para a deflagração da ação penal contra o prefeito do Município de Areia e rejeitou a denúncia, nos termos do artigo 395, inciso III, do Código de Processo Penal.


Do Portal do TJPB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Investe Nordeste 2017 - Troca de experiências e oportunidades de negócios entre Brasil e Portugal.

O Investe Nordeste 2017 foi aberto nesta quarta-feira (29) no restaurante Porto Madeiro, na praia de Cabo Branco em João Pessoa PB.
O evento contou com a presença de uma comitiva de empresários portugueses que pretendem investir em diversos setores da economia paraibana,além de empresários  e autoridades paraibanas e diversos jornalistas. Na ocasião foi oferecido um jantar muito especial no restaurante Porto Madeiro em João Pessoa.
Na oportunidade foram  assinados protocolos de intenção entre a Paraíba e Portugal para formação de parcerias com foco na geração de emprego e renda no Estado.
O presidente do Investe Nordeste, José Lourenço disse que “ Esta é uma oportunidade ímpar de estreitar ainda mais as relações entre Portugal e a Paraíba,esperamos que esta edição do Investe Nordeste tenha ainda mais sucesso que as anteriores.Entendemos que atualmente o Nordeste é o melhor local para investimentos no Brasil e a Paraíba está em um bom momento, por isso o evento acontece no lugar certo.…

Atividades da 5ª Caravana do Coração começam neste domingo

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), em parceria com a ONG Círculo do Coração de Pernambuco, se prepara para mais uma Caravana do Coração. Esta é a quinta vez que o evento será realizado no Estado e a equipe da Caravana segue viagem neste domingo para Cajazeiras, às 11h, saindo da sede do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB). As atividades em Cajazeiras serão feitas na segunda-feira (26). Nesta edição, que será realizada de 26 de junho a 8 de julho, 13 municípios serão contemplados: Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Esperança, Picuí, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape. Estes municípios sede receberão uma equipe de profissionais voluntários para realização de atendimentos a usuários do SUS referenciados pelos demais municípios das regiões de saúde da Paraíba. A novidade deste ano na Caravana do Coração é que, além das crianças com cardiopatias…

Wilson Santiago participou de Confraternização em Bayeux e em Santa Rita.

O Presidente do PTB Wilson Santiago, participou nesta quinta- feira (21 )a convite do Dr. Expedito Pereira, deuma Confraternização realizada no Esporte Clube São Paulo de Bayeux, o evento reuniu amigos e correligionários do ex. prefeitoem clima de muita União e alegria. "Este é um momento muito importante, onde os amigos fazem um balanço do ano que está acabando e alimentam o sonho de muitas realizações para 2018. Agradeço ao Dr. Expedito pelo convite e a oportunidade de estar aqui dividindo este momento com a população de Bayeux, Expedito é um grande amigo e tem muitos serviços prestados neste município, foi um ótimo prefeito para Bayeux e continua lutando por benefícios para este povo, que Deus abençoe a todos" disse Wilson Santiago.
Wilson Santiago prestigiou ainda, confraternização do empresário Ednaldo do Edilícia, na casa de eventos Jardins-Buffets Recepções. Ednaldo que tem seu trabalho voltado para a população é considerado hoje uma das principais lideranças politicas …