O legado de Wilson Leite Braga

Postado por Walter Santos em 18/07/10 as 21:26




O domingo de Missa na Igreja do Altiplano Cabo Branco teve uma pauta especial a mexer com a história política contemporânea da Paraíba por uma razão simples: fiéis e convidados lá estiveram comemorando 79 anos do deputado federal Wilson Braga.


Até onde a vista alcançou a Igreja atraiu muita gente leal ao ex-governador, como sempre acompanhado da esposa Lúcia Braga – seu maior abrigo de solidariedade e de aperreios políticos depois transformados em superação plena.

Wilson Braga já atraiu muito mais políticos em torno de si. O tempo passa e com ele chega a peneira da vida separando definitivamente o joio do trigo,ou seja, os “amigos” da conveniência dos aliados de sempre.


Chegar a este tempo ainda se dispondo a se candidatar mais uma vez, agora para deputado estadual, é o maior dos atestados de que Wilson Braga é um animal político indormido feito cantiga de grilo sem parar um minuto sequer. É o estilo que ele construiu para si e levará para sempre enquanto vida tiver.

No meu começo de vida profissional como estudante do Curso de Comunicação na UFPB (antigo DAC) e depois repórter, redator e Editor dos principais jornais do Estado sempre via Wilson Braga com olhar atravessado porque ser da Arena, PDS e por aí,como ele foi, sempre significou convivência com o conservadorismo e a prática velha de se fazer política no País.

Mas, o tempo como senhor da razão, me fez ir devagar e sempre chegando mais próximo do então governador, depois candidato a vários cargos convivendo com denúncias indigestas mas que, no decorrer da história, nada chegou a lhe condenar pelos tribunais medonhos porque muito do que foi acusado significou pura perseguição de adversários.

Foram o “troco” do jogo duro que ele jogou lá atrás obrigando – o a se reciclar muito dentro do possível, porque ninguém muda por inteiro uma vida de hábitos conservados. O jeito às vezes áspero dele falar não encobre a figura humana que sempre povoou o espírito e muitas das atitudes de Wilson Braga.

De lá para cá o acompanho sem intimidades, mas consciente de que a Paraíba deve muito ao seu histórico de governante, não só pelo legado extraordinário produzido pelo Projeto Canaã ( releve – se o papel de José Silvino), o Estatuto do Servidor Público, milhares de casas populares e de políticas que já amenizaram a agonia de muita gente desta Paraíba afora.

Neste domingo, como disse, o tempo exibiu a face de Wilson Braga com a mesma feição de sempre – sabido, águia, tanto quanto solidário com sua gente, também determinado a dar sua contribuição derradeira na Assembléia Legislativa algo que, se muitos dos cidadãos e cidadãs desta terra tiveram vergonha na cara, deveriam oferecer o voto como reconhecimento a uma história dedicada à amizade e aos mais necessitados com muito serviço prestado à Paraíba.



Como diria o Velho Chacrinha, ele merece.

do wscom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parlamento terá dia especial no Fórum Mundial da Água

CNM convoca gestores para mobilização no Congresso Nacional nos dias 7 e 8 de agosto

População de Nova Floresta lamenta o falecimento do ex- vereador João Bolinha.