fevereiro 09, 2010

Jornalista Fernando Moura faz aniversário e lança livro 50 carnavais nesta Quarta-feira de Fogo


O jornalista, escritor e coordenador do patrimônio cultural do município, Fernando Moura, estará lançando nestaquarta-feira de fogo,10, dia do aniversário dele o livro Intitulado “50 Carnavais”. A edição reúne histórias vividas ou baseadas no Carnaval, contadas por amigos do escritor.
Moura este ano comemora seu aniversário exatamente no dia da festa carnavalesca – quarta-feira de fogo – data na qual será lançado o livro. Autor da única biografia brasileira do cantor paraibano Jackson do Pandeiro, o jornalista tem destaque, não só no estado da Paraíba, mas em todo país, pela sua trajetória jornalística e pelo comprometimento nas ações que se referem ao patrimônio cultural do estado. Recebeu em 2008 “Título de Cidadão Pessoense” pelos feitos em nome da construção da história paraibana.
Câmara realiza sessão solene pouco antes do início do desfile do Muriçocas do Miramar



A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realiza nesta quarta-feira (10) uma sessão solene para a entrega do ‘Título de Cidadão Pessoense’ ao jornalista e escritor Fernando Moura. A cerimônia acontece às 17h, uma hora antes do início da concentração dos foliões do Bloco Pré-Carnavalesco Muriçocas do Miramar, na Praça do Rotary Club, próximo à Praça das Muriçocas, no Bairro do Miramar, na Capital paraibana.



A homenagem ao jornalista Fernando Moura é uma iniciativa do ex-vereador Fuba (PSB), que será representado na cerimônia do Poder Legislativo pela vereadora Sandra Marrocos (PSB). A sessão será comandada pelo presidente da Casa, vereador Durval Ferreira (PP). Fernando Moura é o atual titular da Coordenadoria de Proteção dos Bens Históricos e Culturais de João Pessoa (Probech-JP), órgão da administração municipal vinculado à Secretaria do Planejamento (Seplan).



Logo após a cerimônia de entrega da honraria, o homenageado fará o lançamento do livro ‘Cinqüenta Carnavais’, 168 páginas, da Textoarte Editora, que reúne 50 narrações sobre o Carnaval de João Pessoa, assinadas por diversos autores do segmento da comunicação e da cultura paraibana.



O projeto de lei de autoria do vereador Flávio Eduardo Fuba (PSB) que homenageia Fernando Moura foi aprovado pela Câmara pesseonse no final do período legislativo de 2007.



“Fernando Moura é um dos mais importantes atores que protagonizam a vida cultural de João Pessoa, dedicando grande parte de seu tempo e talento à construção de nossa história”, justifica Fuba.



Homenageado – Além de jornalista, Fernando Moura é escritor e compositor. Já editou os principais jornais e revistas paraibanos, desde 1979, quando iniciou a carreira, como repórter de ‘O Norte’. Coordenou, entre 1983 e 90, o Departamento de Marketing do Banco do Estado da Paraíba (Paraiban). Atuou nas diretorias do Sindicato dos Jornalistas, Associação Paraibana de Imprensa (API) e Associação Atlética Banco do Estado. Fundou e presidiu, por dois mandatos, a Associação Centro Histórico Vivo (Acehrvo), ong que luta pelo processo de revitalização do patrimônio histórico de João Pessoa.



Autor do texto da primeira e única biografia do cantor e compositor paraibano Jackson do Pandeiro, em parceria com o também jornalista Antônio Vicente, pela Editora 34, de São Paulo, Fernando Moura montou o projeto que cria o Museu da Cidade, ora em desenvolvimento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep). Ele também é criador e editor executivo da Textoarte Editora, empresa responsável pelo lançamento de mais de 100 títulos de autores paraibanos nos últimos dez anos, entre ficcionistas, poetas e ensaístas.



Moura, que também está preparando livro sobre personagens contemporâneos do universo cultural nordestino, tem 50 anos e é casado com a também jornalista Silvana Sorrentino, com três filhos. Paulistano de nascimento, filho de Humberto Batista de Lima, natural de Guarabira, e Maria de Lourdes Moura de Lima, nascida em Alagoinha, cidades do brejo paraibano, adotou João Pessoa como lar há mais de 35 anos.



fatospb/Ascom CMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Dezembro Vermelho

Ao longo deste mês, prédios públicos em todo o Brasil ficarão iluminados de vermelho para marcar a luta contra a aids. Além da iluminação, ...