fevereiro 24, 2010

Hillary faz primeira visita à América Latina e se reúne com Lula em 3 de março


secretária de Estado americana , Hillary Clinton, anunciou nesta quarta-feira que viajará na próxima semana à América Latina. No dia 3 de março ela se encontra com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília.
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, também participará do encontro. Será a primeira viagem de Hillary pela América Latina desde que assumiu o cargo.

Segundo o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley, Hillary não conseguiu vir ao Brasil no ano passado por problemas de agenda e pela demora da nomeação de Thomas Shannon, ex-secretário de Estado adjunto para a América Latina, que agora é embaixador americano no país.

A secretária americana começará sua viagem pelo Uruguai, onde participará da posse do novo presidente do país, José Mujica, no dia 1o de março.

Depois, Hillary seguirá para Santiago, onde se encontrará com a presidente Michelle Bachelet, que está fim de mandato, e com seu sucessor, Sebastián Piñera, que toma posse no dia 11.

A secretária seguirá para Brasília e depois para a Costa Rica, onde se reúne com o presidente Oscar Arias e sua sucessora, Laura Chinchilla. Na Guatemala, Hillary conversará com o presidente Álvaro Colom antes de regressar a Washington.

Argentina

No Uruguai, Hillary se encontrará com a presidente argentina, Christina Kirchner, segundo informou o embaixador argentino nos Estados Unidos, Héctor Timerman. Um dos temas que devem estar na agenda da reunião é a disputa que envolve a Argentina e a Grã-Bretanha quanto à soberania das Ilhas Malvinas.

Na terça-feira, a diplomacia norte-americana se declarou "neutra", mas disse que poderia mediar o diálogo se recebesse o aval de ambos os lados. "Somos neutros na questão da soberania, mas reconhecemos a administração britânica", afirmou Philip Crowley, um dos porta-vozes do Departamento de Estado norte-americano.

Com AFP e Ansa

Nenhum comentário:

Postar um comentário