Pular para o conteúdo principal

Cícero defende projeto que tipifica o trote estudantil como crime



O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) defendeu em Plenário substitutivo de sua autoria a projeto de lei da Câmara (PLC 09/09) e aos projetos de lei do Senado (PLSs 404/08 e 104/09) que tipifica como crime o trote estudantil. A matéria, que já foi apresentada à Comissão de Educação, Cultura e Esporte, estabelece pena de detenção entre seis meses a dois anos, além da pena correspondente à violência cometida.

- O texto também atribui responsabilidade para as instituições de ensino, que ficam obrigadas a instaurar processo disciplinar contra o aluno que praticar trote estudantil dentro ou fora de suas dependências, podendo aplicar ao aluno penas que vão desde multa e suspensão, até o desligamento da instituição - explicou Cícero Lucena.

Na avaliação do senador, os recentes casos de trotes estudantis registrados nas universidades brasileiras trazem à tona a necessidade de o Congresso aprovar o mais rapidamente possível uma legislação tipificando o trote violento como crime. Cícero Lucena opinou que os trotes representam um retrocesso civilizatório e um desrespeito aos direitos humanos.

Em aparte, o senador Marco Maciel (DEM-PE) apoiou o substitutivo e comentou que muitas vezes os trotes são tão violentos que provocam danos irreversíveis na vida dos estudantes. Por sua vez, o senador Gerson Camata (PMDB-ES) disse que foi vítima de trote quando passou no vestibular de Ciências Econômicas. Ele teve os cabelos cortados e pintados e isso provocou sua demissão da emissora de televisão na qual trabalhava.

Outro assunto abordado pelo senador foi sua participação, na última sexta-feira (19), na programação religiosa realizada em Solânea (região do Brejo da Paraíba), para recordar os 120 anos da morte do Padre Ibiapina. Cícero Lucena destacou que o padre tornou-se conhecido como "o apóstolo do Nordeste" e também pelas casas de caridade que criou na época em que houve uma grande epidemia de cólera na região. Essas casas prestavam atendimento de saúde aos mais carentes.



Da Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Investe Nordeste 2017 - Troca de experiências e oportunidades de negócios entre Brasil e Portugal.

O Investe Nordeste 2017 foi aberto nesta quarta-feira (29) no restaurante Porto Madeiro, na praia de Cabo Branco em João Pessoa PB.
O evento contou com a presença de uma comitiva de empresários portugueses que pretendem investir em diversos setores da economia paraibana,além de empresários  e autoridades paraibanas e diversos jornalistas. Na ocasião foi oferecido um jantar muito especial no restaurante Porto Madeiro em João Pessoa.
Na oportunidade foram  assinados protocolos de intenção entre a Paraíba e Portugal para formação de parcerias com foco na geração de emprego e renda no Estado.
O presidente do Investe Nordeste, José Lourenço disse que “ Esta é uma oportunidade ímpar de estreitar ainda mais as relações entre Portugal e a Paraíba,esperamos que esta edição do Investe Nordeste tenha ainda mais sucesso que as anteriores.Entendemos que atualmente o Nordeste é o melhor local para investimentos no Brasil e a Paraíba está em um bom momento, por isso o evento acontece no lugar certo.…

Atividades da 5ª Caravana do Coração começam neste domingo

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), em parceria com a ONG Círculo do Coração de Pernambuco, se prepara para mais uma Caravana do Coração. Esta é a quinta vez que o evento será realizado no Estado e a equipe da Caravana segue viagem neste domingo para Cajazeiras, às 11h, saindo da sede do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB). As atividades em Cajazeiras serão feitas na segunda-feira (26). Nesta edição, que será realizada de 26 de junho a 8 de julho, 13 municípios serão contemplados: Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Esperança, Picuí, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape. Estes municípios sede receberão uma equipe de profissionais voluntários para realização de atendimentos a usuários do SUS referenciados pelos demais municípios das regiões de saúde da Paraíba. A novidade deste ano na Caravana do Coração é que, além das crianças com cardiopatias…

Wilson Santiago participou de Confraternização em Bayeux e em Santa Rita.

O Presidente do PTB Wilson Santiago, participou nesta quinta- feira (21 )a convite do Dr. Expedito Pereira, deuma Confraternização realizada no Esporte Clube São Paulo de Bayeux, o evento reuniu amigos e correligionários do ex. prefeitoem clima de muita União e alegria. "Este é um momento muito importante, onde os amigos fazem um balanço do ano que está acabando e alimentam o sonho de muitas realizações para 2018. Agradeço ao Dr. Expedito pelo convite e a oportunidade de estar aqui dividindo este momento com a população de Bayeux, Expedito é um grande amigo e tem muitos serviços prestados neste município, foi um ótimo prefeito para Bayeux e continua lutando por benefícios para este povo, que Deus abençoe a todos" disse Wilson Santiago.
Wilson Santiago prestigiou ainda, confraternização do empresário Ednaldo do Edilícia, na casa de eventos Jardins-Buffets Recepções. Ednaldo que tem seu trabalho voltado para a população é considerado hoje uma das principais lideranças politicas …