outubro 22, 2009

Prefeitos, deputados e senadores são convocados para mobilização

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Buba Germano, convocou prefeitos e parlamentares de todo estado da Paraíba para participar da mobilização que será realizada amanhã (23) à tarde no município de Patos (300 km de João Pessoa). O encontro marcará o Dia Nacional em Defesa dos Municípios e tem o apoio da Famup e de todas as associações regionais de municípios da Paraíba.

Ontem (22), no encerramento do curso “Fundeb e a Gestão Escolar”, promovido pela Famup em parceria com a Escola Brasileira de Gestão Pública (Egep), foi feito um apelo a todos os gestores presentes ao auditório da Famup de que comparecessem à mobilização, que está sendo articulada na nacionalmente e tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade brasileira para a situação de seus municípios. Confirmaram presença à ação os prefeitos dos municípios de Coremas, Igaraci, Pedro Régis, São Francisco, Gurinhém, Bonito de Santa Fé, entre outros.

Esta semana, Buba Germano esteve com o Procurador-Geral de Justiça da Paraíba, Osvaldo Trigueiro, para esclarecer os principais pontos que serão reivindicados na mobilização, em Patos. Segundo o presidente da Famup, a intenção do Dia Nacional em Defesa dos Municípios é fazer com que cada gestor conscientize a população e o governo federal da crise decorrente da diminuição dos repasses federativos. “Será uma manifestação simbólica, que tentará estabelecer soluções para a crise concreta que atravessa a maioria de nossas prefeituras”, afirma Buba.

As atividades do Dia Nacional em Defesa dos Municípios terão início às 15h de amanhã com o encontro dos prefeitos, no Sindicato Rural de Patos. Em seguida, às 17h, haverá uma sessão especial da Assembleia Legislativa da Paraíba no Fórum Municipal da Cidade.

Maranhão: greve dos policiais é legítima, mas o Estado não tem como atender pleitos

O Governador da Paraíba, José Maranhão (PMDB) declarou na tarde desta quinta-feira (22), em entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio 98/FM, que as reivindicações dos agentes e delegados de polícia são legítimas.

Anotou, no entanto, que não se pode ignorar que o atendimento aos pleitos está condicionado à lei e à situação financeira do Estado.

Na entrevista que concedeu por telefone, de Brasília, o governador José Maranhão acenou com a possibilidade de serem atendidos os pleitos a partir do próximo ano, quando a situação terá melhorado.

Sobre a greve o governador comentou: “Acho legítima a reivindicação dos delegados e agentes, porque policiais precisam ser bem remunerados para se empenhar mais na espinhosa missão, mas tudo isso tem que ser condicionado à lei e à situação financeira do Estado. Não é devido a ninguém ignorar a situação”.

Para fundamentar as suas alegações de impossibilidade de o Estado atender aos pleitos dos policiais, José Maranhão lembrou que encontrou um Estado “totalmente destroçado, além de 31 planos de cargos e salários que todo mês comprometem a folha de pagamento”. Por conta deles e da queda de arrecadação, temos um prejuízo de 286 milhões,de fevereiro a junho, acrescentou Maranhã
do portalcorrreio

Vereadores de Conceição fazem movimento para trazer a Transposição para o Vale do Piancó.


Em sessão na ultima Segunda- Feira os Vereadores do município de Conceição direcionaram a pauta da sessão para chamar a atenção das autoridades em relação ao projeto da transposição das águas do são Francisco, a alegação é que o projeto que passa a 23 kms do município de Conceição entristece a população de todo vale do Piancó, “ é como morrer de sede a beira mar” disse a vereadora Nena Martins (PPS), O movimento em prol da transposição passando pelo vale do Piancó tem a liderança do vereador Sales lima(PSB) que recebeu o apoio unânime dos vereadores Nego de Sevir(PMDB),Stherlan Emanuel(PCDB)Roberto de Chicó (PSB)Diô Sabino (PSDB)Vicente Ramos(PSB)Valdemir Berto (PSDB),Raimundo Araújo(PSDB) e Nena Martins(PPS).Na ocasião o Vereador Sales Lima propôs que fosse formada uma comissão que possa contar com a participação além dos vereadores, das autoridades locais.
”nosso objetivo é levar ao Presidente da Republica Luis Inácio Lula da silva como também as autoridades que representam nosso Estado a nossa preocupação com a falta d´gua que atinge nossa região e não podemos ficar de braços cruzados vendo o canal da transposição passando em nossas portas sem nos oferecer sequer um copo d´gua” disse Sales Lima.
O presidente da casa vereador Nego de Seví que acatou o pedido do vereador Sales Lima em formar a comissão apresentará nomes para que seja discutido junto com os vereadores. Do município de Conceição sairá uma equipe visitando municípios do vale do Piancó em forma de apelo para que as autoridades e toda população levantem esta bandeira em prol da passagem da transposição do rio são Francisco pelo vale do Piancó.
“Visitaremos as Câmaras de Vereadores da região e contamos com o apoio dos vereadores do vale do Piancó nesta luta” concluiu o vereador Sales Lima.
O projeto passando pela Paraíba beneficiará apenas São José de Piranhas e o município de Sousa.