Postagens

Mostrando postagens de Junho 18, 2009

Governo anuncia o lançamento do Itinerarte, novo projeto de incentivo à cultura

O Governo do Estado – através das Secretarias de Educação, Subsecretaria de Cultura, Secretaria de Comunicação e Superintendência de A União - anunciou, nesta quarta-feira, o lançamento do Itinerarte, o novo projeto de incentivo à cultura paraibana. A principal meta do projeto é promover a interiorização da cultura, de modo a valorizar ainda mais os artistas da terra e dar maior visibilidade aos novos talentos nas áreas de literatura, artes plásticas, teatro, dança, cinema e demais manifestações artísticas, tanto eruditas como populares.

Além dos grandes pólos como João Pessoa e Campina Grande, o projeto irá percorrer as principais cidades da Paraíba para promover e divulgar espetáculos teatrais e circenses, exposições de artes plásticas, mostras de cinema e vídeo, feiras de livros e lançamento de autores locais, apresentação de violeiros e grupos folclóricos, mostras de artesanato e shows em praça pública com artistas da terra.

“O Itinerarte oferece a rara oportunidade de levar aos par…

UBAM defende prorrogação de mandatos e eleições gerais em 2012

Imagem
O presidente da União Brasileira de Municípios, Leonardo Santana, defendeu hoje a apresentação de uma PEC para que sejam prorrogados os mandatos dos atuais governadores, senadores, deputados estaduais e federais, e convocadas eleições gerais para 2012, com mandato de seis anos para todos os cargos eletivos, inclusive dos prefeitos.


Segundo Leonardo, a realização de eleições de dois em dois anos tem dificultado a gestão pública e mudado significativamente o foco administrativo, tanto dos prefeitos como dos governadores, evidenciando assim uma espécie de manutenção de um clima eleitoral permanente, com a estagnação das ações da administração pública e a descontinuidade da gestão.



“Interessante é que, assim que se termina de contar os votos de uma eleição para prefeito, já se começa a desenhar a próxima eleição para governador e deputados, e então tudo começa a andar a passo de tartaruga, buscando-se apenas os interesses político-partidários e as ascensões pessoais”. Disse Leonardo.

Para el…

Cássio promete disputar em 2010 (BLOG DO GEOVALDO)

Imagem
Ele acorda às 7 horas, prepara o café e, mochila nas costa, caminha 12 minutos até a escola onde passa dia. Almoça entre professores em restaurantes de comida rápida em Cicinnatti. À tarde retorna, não raro, com dever de casa a cumprir, como numa imersão repentina na sua vida de estudante em Campina Grande, cidade que governou por três mandatos e, consagrado, dela saiu para administrar o estado por duas vezes. Sim estamos falando do ex-governador Cássio Cunha Lima, que conta, nesta entrevista exclusiva ao Blog do Geovaldo, sua rotina nos Estados Unidos. Não, não! Se o leitor espera que a conversa entre no varejo da política, tipo “quem apóia quem”, é melhor parar.

A abordagem é sobre a figura humana, suas conquistas, suas perdas, suas expectativas sobre o momento e o futuro. Ver-se-à um Cássio reflexivo, falando de sua vida pessoal, exaltando Silvia, sua mulher pela formação dos filhos,que dificilmente seguirão os passos do pai, enveredando pela carreira política. Mas, igualmente, um C…

Obras do PAC vão beneficiar 2,5 milhões

O investimento total em 24 projetos atinge R$ 155 milhões



Na Paraíba estão sendo gerados mais de 11 mil empregos diretos e indiretos com a execução das obras financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que disponibiliza cerca de R$ 155 milhões. Os recursos são aplicados em um conjunto de 24 obras, sendo 18 delas em fase de execução e seis em etapa de projeto. De acordo com o secretário da Infraestrutura, Francisco Jácome Sarmento, as obras do PAC Saneamento vão beneficiar 2,5 milhões de paraibanos. Os dois principais projetos são a Transposição Litorânea e a Adutora São José. Somente o Sistema Adutor Transposição Litorânea beneficiará mais de 1,5 milhão de pessoas do Litoral paraibano.

São 16 obras no segmento esgoto e oito obras hídricas. Sarmento afirmou que o próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em recente conversa com o governador José Maranhão, elogiou a retomada das obras do PAC na Paraíba e principalmente a nova dinâmica imprimida a part…

CCJ aprova fim do serviço militar obrigatório

Imagem
Por mais de uma hora, a Comissão de Constituição e Justiça discutiu nesta quarta-feira (17), a Proposta de Emenda à Constituição 162/07, que torna facultativa aos homens a prestação do serviço militar, como acontece com as mulheres. A proposta é do deputado Silvinho Peccioli (DEM-SP). A relatoria é do deputado paraibano Efraim Filho (DEM).

Pela PEC, aprovada na comissão depois de muita polêmica, o serviço militar seria facultativo para homens e mulheres entre 17 e 45 anos.

Pelo Regimento Interno da Câmara, a CCJ deve decidir apenas se aceita a tramitação da PEC. O mérito do texto deve ser discutido em comissão especial e, mais tarde, no plenário. Mas não foi o que aconteceu nesta quarta-feira. As discussões sobre a admissibilidade se confundiram com o mérito da proposta. O deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) acha que a soberania do Brasil estaria em perigo com o serviço militar facultativo. "Um dos artigos fundantes da República Federativa do Brasil é a sua soberania. Quando você f…

Senado aprova com 56 votos a PEC paralela dos Vereadores que segue agora para camara federal

Imagem
O Senado aprovou nesta quarta-feira (17), em dois turnos, por 56 votos a 6, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 47/08 - conhecida como PEC Paralela dos Vereadores -, que limita os gastos dos municípios com as câmaras municipais. Aprovada sob a forma de substitutivo (subemenda 1) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a proposta estabelece que as despesas das câmaras municipais, incluídos os subsídios de vereadores e excluídos gastos com inativos, não poderão ultrapassar 7% da receita tributária para municípios com população de até 100 mil habitantes e 3,5% para municípios com mais de 8 milhões de habitantes.
A PEC, que passará a vigorar a partir de 1º de janeiro do próximo ano, altera o artigo 29-A da Constituição, estabelecendo a seguinte tabela de gastos, cujos percentuais são relativos à soma da receita tributária e das transferências feitas aos municípios pela União:
7% Para municípios com até 100 mil; 6% Acima 100 mil até 300 mil; 5% Acima de 300 mil até 50…

Manoel Junior defende regularização do bingo no Brasil

Imagem
A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17/06) a proposta que legaliza os bingos no Brasil. A medida está prevista em substitutivo do deputado João Dado (PDT-SP) ao Projeto de Lei (PL) 270/03.

O deputado Manoel Junior (PSB-PB), que é membro da CFT, é favorável a aprovação do projeto e não acredita ser possível que somente Brasil e Cuba estejam certos quanto à proibição do jogo.

“Em todo o mundo o bingo é regularizado e na Holanda os cassinos são de propriedade do Tesouro. Por isso, voto favorável, para contribuir com o País no combate à corrupção que existe nessa área e porque a tributação nos jogos movimentará bilhões. É uma questão de justiça com os brasileiros que pagam seus impostos”, afirmou o parlamentar.

O deputado aproveitou para parabenizar o relator pelo trabalho realizado na construção do substitutivo, ressaltando a necessidade de alguns ajustes. Junior elogiou a alteração para que os jogos ilegais sejam tratados como infra…

Seleção enfrenta EUA de olho na vaga na semi

Imagem
Dunga deverá poupar alguns jogadores por desgaste físico

Lucio está confirmado contra os EUA. Já Juan deverá ser poupado (Crédito: Rodolfo Buhrer)
LANCEPRESS!

A Seleção Brasileira enfrenta os EUA nesta quinta-feira, 11h (de Brasília), no Estádio Loftus Versfeld, em Pretória. A partida é valida pela segunda rodada do Grupo B da Copa das Confederações.

O Brasil venceu o Egito na estreia por 4 a 3. No jogo houve um lance polêmico, no último minuto, o juiz marcou um pênalti a favor da Seleção após uma suposta ajuda de equipamentos eletrônicos.

A principal preocupação do Brasil é o desgaste físico, pois a Seleção teve pouco tempo de preparação. Pensando em poupar alguns jogadores, Dunga poderá promover as entradas de Maicon, Luisão, Ramires e Pato nos lugares de Daniel Alves, Juan, Elano e Robinho, respectivamente. Novidade certa é a entrada de André Santos no lugar de Kleber na lateral esquerda.

- Os americanos estão em um bom momento, não só porque são fortes fisicamente, mas por serem difíce…