dezembro 09, 2009

Maranhão e Sarmento são recebidos por ministros de C&T e Articulação

Em pauta, projetos nas áreas de inovação, apoio a

cadeias produtivas de tecnologia social e setor hídrico



O governador José Maranhão foi recebido na manhã desta quarta-feira (9), junto com o secretário de Estado do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia, Francisco Sarmento, pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende, em Brasília (DF).

Durante a audiência, dois assuntos foram abordados. O primeiro, relacionado ao Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), que trata do aumento da competitividade de pequenas e médias empresas em seus aspectos tecnológicos e inovativos, com alocação de recursos na ordem de 2,5 milhões de reais. Segundo o ministro, este projeto já está praticamente aprovado.

O segundo assunto foi a respeito do Projeto de Apoio a Cadeias Produtivas na Área de Tecnologia para Desenvolvimento Social (Socialtec) da ordem de 5 milhões de reais. ?O ministro informou que este projeto ainda se encontra em análise?, inteirou Sarmento.

Projetos hídricos ? Em Brasília desde a terça-feira (8), o secretário Francisco Sarmento acompanhou também o governador José Maranhão em audiência com o ministro Alexandre Padilha, da Articulação Política. Na ocasião, vários assuntos relacionados à Paraíba foram tratados, entre eles a questão dos projetos de infraestrutura hídrica, que envolvem seis sistemas adutores beneficiando o Brejo e o Cariri do Estado, totalizando um investimento de R$ 222 milhões.

Também foi discutida a interligação entre as barragens de Acauã e Araçagi e o projeto da 2ª etapa da Adutora São José, que levará água do Açude Boqueirão à Estação de Tratamento de Água de Gravatá. ?A primeira etapa já está em execução, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)?, explicou o secretário.

O Projeto Urbanístico e de Macrodrenagem do Canal do Meio, em Campina Grande, também entrou na pauta, além do Projeto de Desassoreamento e Derrocamento do Porto de Cabedelo, cuja licitação da obra já se encontra publicada.

Também a Barragem de Manguape teve sua proposta apresentada pelo secretário Sarmento, no sentido da assinatura de empenho de cerca de 23 milhões de reais, ainda referentes ao orçamento de 2009. ?Ao todo, foram mais de 603 milhões de reais que, em grande parte, farão parte de obras a serem inseridas no PAC 2010, graças ao empenho do governador José Maranhão?, contou Sarmento.



Ana Aragão, da Assessoria de Imprensa da SEMARH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Dezembro Vermelho

Ao longo deste mês, prédios públicos em todo o Brasil ficarão iluminados de vermelho para marcar a luta contra a aids. Além da iluminação, ...