Pular para o conteúdo principal

Governador é homenageado na abertura do 5º Fest Aruanda



O governador José Maranhão, acompanhado da primeira-dama e desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, participou na noite desta segunda-feira (7) da abertura do 5º Fest-Aruanda do Audiovisual Universitário Brasileiro, no Tropical Hotel Tambaú, em João Pessoa. Ele foi homenageado com um troféu em reconhecimento ao incentivo que o Governo do Estado vem dando à cultura paraibana.

Para Maranhão o Fest-Aruanda vem, a cada ano, se consolidando como um grande evento do calendário cultural, além de ser uma oportunidade para os paraibanos de conhecer o que está sendo produzido no Brasil. ?O festival é importante para cinema da Paraíba. A contribuição que estamos dando é porque reconhecemos que é preciso prestigiar a arte?, comentou o governador, acrescentando que o filme escolhido para a pré-estréia, ?Lula, o filho do Brasil?, nos faz refletir sobre a prática do bem, da fé e esperança de um futuro melhor.

O coordenador do evento, Lúcio Vilar, falou do apoio do Governo do Estado para realização do festival deste ano e da homenagem concedida ao governador José Maranhão. ?É justa a homenagem, porque em quatro anos de evento nunca contamos com um centavo do Governo do Estado, o tratamento foi a ?pão e água?. Este ano, já em março começamos a conversar e abriu um novo leque de apoio com essa parceria. O estado precisa dar a devida cobertura aos eventos culturais?, concluiu.

Na abertura do 5º Fest-Aruanda o homenageado da noite foi o governador José Maranhão. Ele recebeu um troféu simbolizando o apoio que o Governo do Estado deu ao evento. Em seguida, aconteceu a exibição do curta metragem ?Kohbac ? A Maldição da Câmera Vermelha?, uma produção do Neppau e a pré-estréia nacional do filme ?Lula, o Filho do Brasil?, de Fábio Barreto. O festival vai exibir durante uma semana 80 horas de projeção de filmes e vídeos representativos da produção audiovisual brasileira. Além de palestras, debates e oficinas. A entrada é franca.

O filme ? Começa em 1945, no Sertão de Pernambuco, onde nasceu Luiz Inácio da Silva, o sétimo filho de Dona Lindu. Através da sofrida história dessa família conhecemos a vida do então presidente do Brasil, o Lula. Na Paraíba, a pré-estréia do longa-metragem contou com a presença do ator, Sóstenes Vital, que interpreta o irmão de Lula. ?O filme mostra a força da união de uma família e a amizade entre os irmãos?, explicou.

História ? O Festival Aruanda nasceu na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), após o sucesso do Prêmio Rodrigo Rocha de Vídeo Universitário, em 2003. Sendo instituída a premiação Troféu Aruanda e Troféu Rodrigo Rocha, uma homenagem ao jornalista e videasta paraibano, morto em 1996 quando participava de uma produção cinematográfica. Já o nome Aruanda, do filme que é o símbolo da tendência documental e caracteriza o cinema na Paraíba desde os anos 60. O festival é aberto à participação de estudantes universitários de todo o país, além de ex-alunos com produções realizadas durante o período letivo.



Gledjane Maciel, com fotos de Mano de Carvalho, da Secom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Investe Nordeste 2017 - Troca de experiências e oportunidades de negócios entre Brasil e Portugal.

O Investe Nordeste 2017 foi aberto nesta quarta-feira (29) no restaurante Porto Madeiro, na praia de Cabo Branco em João Pessoa PB.
O evento contou com a presença de uma comitiva de empresários portugueses que pretendem investir em diversos setores da economia paraibana,além de empresários  e autoridades paraibanas e diversos jornalistas. Na ocasião foi oferecido um jantar muito especial no restaurante Porto Madeiro em João Pessoa.
Na oportunidade foram  assinados protocolos de intenção entre a Paraíba e Portugal para formação de parcerias com foco na geração de emprego e renda no Estado.
O presidente do Investe Nordeste, José Lourenço disse que “ Esta é uma oportunidade ímpar de estreitar ainda mais as relações entre Portugal e a Paraíba,esperamos que esta edição do Investe Nordeste tenha ainda mais sucesso que as anteriores.Entendemos que atualmente o Nordeste é o melhor local para investimentos no Brasil e a Paraíba está em um bom momento, por isso o evento acontece no lugar certo.…

Atividades da 5ª Caravana do Coração começam neste domingo

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), em parceria com a ONG Círculo do Coração de Pernambuco, se prepara para mais uma Caravana do Coração. Esta é a quinta vez que o evento será realizado no Estado e a equipe da Caravana segue viagem neste domingo para Cajazeiras, às 11h, saindo da sede do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB). As atividades em Cajazeiras serão feitas na segunda-feira (26). Nesta edição, que será realizada de 26 de junho a 8 de julho, 13 municípios serão contemplados: Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Esperança, Picuí, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape. Estes municípios sede receberão uma equipe de profissionais voluntários para realização de atendimentos a usuários do SUS referenciados pelos demais municípios das regiões de saúde da Paraíba. A novidade deste ano na Caravana do Coração é que, além das crianças com cardiopatias…

Wilson Santiago participou de Confraternização em Bayeux e em Santa Rita.

O Presidente do PTB Wilson Santiago, participou nesta quinta- feira (21 )a convite do Dr. Expedito Pereira, deuma Confraternização realizada no Esporte Clube São Paulo de Bayeux, o evento reuniu amigos e correligionários do ex. prefeitoem clima de muita União e alegria. "Este é um momento muito importante, onde os amigos fazem um balanço do ano que está acabando e alimentam o sonho de muitas realizações para 2018. Agradeço ao Dr. Expedito pelo convite e a oportunidade de estar aqui dividindo este momento com a população de Bayeux, Expedito é um grande amigo e tem muitos serviços prestados neste município, foi um ótimo prefeito para Bayeux e continua lutando por benefícios para este povo, que Deus abençoe a todos" disse Wilson Santiago.
Wilson Santiago prestigiou ainda, confraternização do empresário Ednaldo do Edilícia, na casa de eventos Jardins-Buffets Recepções. Ednaldo que tem seu trabalho voltado para a população é considerado hoje uma das principais lideranças politicas …