Pular para o conteúdo principal

Seminário de Políticas para Mulheres

Com a participação de diversas secretarias e órgãos estaduais, o I Seminário Governamental de Políticas para Mulheres foi encerrado nesta quinta-feira (24), com uma plenária onde foram expostas várias sugestões de atividades a ser realizadas em 2009 e 2010 em toda a Paraíba, envolvendo os diferentes setores do Governo. O evento, iniciado na quarta-feira (23), foi realizado pela Secretaria de Estado do Governo (Casa Civil), através do Programa de Políticas para Mulheres.

?Essa foi a primeira vez que o Governo da Paraíba criou um espaço para debater sobre a mulher e a importância da equidade de gênero. O Seminário abriu as portas para que esses temas sejam levados a todos os órgãos do Estado?, avaliou a gerente do Programa Estadual de Políticas para Mulheres, Douraci Vieira.

Temas ? O evento incluiu palestras, debates e culminou com a realização de grupos temáticos para discussão, envolvendo violência contra a mulher, saúde, educação, cultura, comunicação, segurança alimentar, direito à terra e à moradia, desigualdades geracionais, entre outros assuntos fundamentais para a construção do Plano Estadual de Políticas para Mulheres.

No último dia do Seminário, durante a plenária final, foram apresentadas as propostas construídas em conjunto pelos diversos grupos. Entre as sugestões, destaque para a realização de cursos de formação e qualificação de profissionais que atuam no atendimento à mulher, principalmente às vítimas de violência, a exemplo dos servidores da saúde e da segurança pública. Outra sugestão foram cursos de capacitação para profissionais da educação, sobre como abordar em sala de aula as questões de gênero, assim como o respeito à orientação sexual, diversidade ética e racial, além de divulgar e discutir a Lei Maria da Penha.

Comunicação ? No eixo da Comunicação, as sugestões incluem a elaboração de um diagnóstico estadual sobre como a mulher vem sendo abordada na mídia, além da realização de cursos e seminários direcionados a comunicadores, com a finalidade de sensibilizar para a utilização de uma linguagem não preconceituosa sobre questões de gênero e de violência contra a mulher. ?A mídia precisa ser a nossa grande aliada no enfrentamento à violência contra a mulher e nesse processo de conscientização e respeito às diferenças, construindo igualdade entre homens e mulheres?, ressalta Douraci.

Outra proposta surgida na plenária foi a criação de uma rede estadual em defesa das mulheres, englobando os diversos órgãos estaduais e movimentos sociais, para agirem em conjunto na realização de programas sociais, campanhas educativas, entre outras ações.

16 dias de ativismo ? Durante o Seminário, Douraci Vieira anunciou a inclusão do Estado da Paraíba na ?Campanha internacional 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres?, a ser realizada de 25 de novembro (Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher) a 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos), com atividades em todo o Estado.

Entre os presentes ao I Seminário Governamental de Políticas para Mulheres estavam representantes de várias secretarias estaduais, como as de Cidadania e Administração Penitenciária, Saúde, Educação, Comunicação, Desenvolvimento Humano, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Administração e Segurança. Entre outros órgãos governamentais, estavam a Defensoria Pública, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Cehap, Funad, Emater, Fundação Casa José Américo de Almeida, Cinep, Fundac e Codata. O evento também contou a participação de movimentos sociais, parceiros do Programa de Políticas para Mulheres, a exemplo da Marcha Mundial das Mulheres, Rede de Mulheres e Mulheres Produtoras.



Fabiana Nóbrega, da Assessoria de Imprensa da Casa Civil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Investe Nordeste 2017 - Troca de experiências e oportunidades de negócios entre Brasil e Portugal.

O Investe Nordeste 2017 foi aberto nesta quarta-feira (29) no restaurante Porto Madeiro, na praia de Cabo Branco em João Pessoa PB.
O evento contou com a presença de uma comitiva de empresários portugueses que pretendem investir em diversos setores da economia paraibana,além de empresários  e autoridades paraibanas e diversos jornalistas. Na ocasião foi oferecido um jantar muito especial no restaurante Porto Madeiro em João Pessoa.
Na oportunidade foram  assinados protocolos de intenção entre a Paraíba e Portugal para formação de parcerias com foco na geração de emprego e renda no Estado.
O presidente do Investe Nordeste, José Lourenço disse que “ Esta é uma oportunidade ímpar de estreitar ainda mais as relações entre Portugal e a Paraíba,esperamos que esta edição do Investe Nordeste tenha ainda mais sucesso que as anteriores.Entendemos que atualmente o Nordeste é o melhor local para investimentos no Brasil e a Paraíba está em um bom momento, por isso o evento acontece no lugar certo.…

Atividades da 5ª Caravana do Coração começam neste domingo

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), em parceria com a ONG Círculo do Coração de Pernambuco, se prepara para mais uma Caravana do Coração. Esta é a quinta vez que o evento será realizado no Estado e a equipe da Caravana segue viagem neste domingo para Cajazeiras, às 11h, saindo da sede do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB). As atividades em Cajazeiras serão feitas na segunda-feira (26). Nesta edição, que será realizada de 26 de junho a 8 de julho, 13 municípios serão contemplados: Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Esperança, Picuí, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape. Estes municípios sede receberão uma equipe de profissionais voluntários para realização de atendimentos a usuários do SUS referenciados pelos demais municípios das regiões de saúde da Paraíba. A novidade deste ano na Caravana do Coração é que, além das crianças com cardiopatias…

Wilson Santiago participou de Confraternização em Bayeux e em Santa Rita.

O Presidente do PTB Wilson Santiago, participou nesta quinta- feira (21 )a convite do Dr. Expedito Pereira, deuma Confraternização realizada no Esporte Clube São Paulo de Bayeux, o evento reuniu amigos e correligionários do ex. prefeitoem clima de muita União e alegria. "Este é um momento muito importante, onde os amigos fazem um balanço do ano que está acabando e alimentam o sonho de muitas realizações para 2018. Agradeço ao Dr. Expedito pelo convite e a oportunidade de estar aqui dividindo este momento com a população de Bayeux, Expedito é um grande amigo e tem muitos serviços prestados neste município, foi um ótimo prefeito para Bayeux e continua lutando por benefícios para este povo, que Deus abençoe a todos" disse Wilson Santiago.
Wilson Santiago prestigiou ainda, confraternização do empresário Ednaldo do Edilícia, na casa de eventos Jardins-Buffets Recepções. Ednaldo que tem seu trabalho voltado para a população é considerado hoje uma das principais lideranças politicas …