Pular para o conteúdo principal

Roberto Cavalcanti cobra investimentos em educação e inovação tecnológica

O senador Roberto Cavalcanti (PRB) cobrou nesta quinta-feira (20) mais investimentos em educação e inovação tecnológica.

Na tribuna do Senado Federal, ele também apontou necessidade de aprimoramento na legislação que trata sobre propriedade intelectual. Tido como indicador econômico, o índice de patentes da Organização Mundial de Propriedade Intelectual coloca o país em um modesto 24º lugar no ranking mundial.

“A Lei de Patentes (nº 9.279/96) não produziu os resultados esperados e permanece a carência de investimentos em áreas fundamentais para assegurar o crescimento sustentável de qualquer país: educação e ciência e tecnologia”, avaliou o senador.

Ele criticou o fato de que o país só investe 4,6% do Produto Interno Bruto nestes três segmentos – desse bolo, menos de 2% migram para as áreas de tecnologia e inovação.

“A Unesco recomenda que o Brasil invista 6% do PIB, a fim de encurtar a distância que nos separa dos países mais avançados”, comparou.

Para o senador, além de união entre agentes estatais e da iniciativa privada, a inovação tecnológica requer ainda “um marco regulatório claro e permanente”.

Em recente audiência pública, realizada na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, o presidente da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual, Francisco Alberto de Sousa Teixeira, avalizou o entendimento do senador paraibano, apontando deficiências na legislação nacional.

Roberto Cavalcanti citou dados de 2008 que mostram descompasso entre o índice de contribuição científica do Brasil (2,12% do total mundial, segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad), e o percentual de patentes registradas no mesmo ano (apenas 0,06% do volume depositado por cientistas estrangeiros).

“Confrontando um e outro número, resta concluir que há um claríssimo potencial para a expansão, pois a produção científica é mais de 35 vezes superior ao número de patentes”, apontou Roberto Cavalcanti.

Segundo ele, atualmente apenas 23% dos cientistas brasileiros estão em laboratórios industriais desenvolvendo pesquisas. O percentual é de 54% na Coréia do Sul e 80% nos Estados Unidos.

Por outro lado, o senador aplaudiu a decisão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior de criar a Secretaria de Inovação Tecnológica.

Roberto Cavalcanti explicou que a nova secretaria deverá buscar o aumento do investimento privado em inovação, atuando em conjunto com o BNDES. Um dos objetivos é oferecer uma linha de crédito para inovação nas micro, pequenas e médias empresas, com taxas de juros de 1% ao mês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Investe Nordeste 2017 - Troca de experiências e oportunidades de negócios entre Brasil e Portugal.

O Investe Nordeste 2017 foi aberto nesta quarta-feira (29) no restaurante Porto Madeiro, na praia de Cabo Branco em João Pessoa PB.
O evento contou com a presença de uma comitiva de empresários portugueses que pretendem investir em diversos setores da economia paraibana,além de empresários  e autoridades paraibanas e diversos jornalistas. Na ocasião foi oferecido um jantar muito especial no restaurante Porto Madeiro em João Pessoa.
Na oportunidade foram  assinados protocolos de intenção entre a Paraíba e Portugal para formação de parcerias com foco na geração de emprego e renda no Estado.
O presidente do Investe Nordeste, José Lourenço disse que “ Esta é uma oportunidade ímpar de estreitar ainda mais as relações entre Portugal e a Paraíba,esperamos que esta edição do Investe Nordeste tenha ainda mais sucesso que as anteriores.Entendemos que atualmente o Nordeste é o melhor local para investimentos no Brasil e a Paraíba está em um bom momento, por isso o evento acontece no lugar certo.…

Atividades da 5ª Caravana do Coração começam neste domingo

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), em parceria com a ONG Círculo do Coração de Pernambuco, se prepara para mais uma Caravana do Coração. Esta é a quinta vez que o evento será realizado no Estado e a equipe da Caravana segue viagem neste domingo para Cajazeiras, às 11h, saindo da sede do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB). As atividades em Cajazeiras serão feitas na segunda-feira (26). Nesta edição, que será realizada de 26 de junho a 8 de julho, 13 municípios serão contemplados: Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Esperança, Picuí, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape. Estes municípios sede receberão uma equipe de profissionais voluntários para realização de atendimentos a usuários do SUS referenciados pelos demais municípios das regiões de saúde da Paraíba. A novidade deste ano na Caravana do Coração é que, além das crianças com cardiopatias…

Wilson Santiago participou de Confraternização em Bayeux e em Santa Rita.

O Presidente do PTB Wilson Santiago, participou nesta quinta- feira (21 )a convite do Dr. Expedito Pereira, deuma Confraternização realizada no Esporte Clube São Paulo de Bayeux, o evento reuniu amigos e correligionários do ex. prefeitoem clima de muita União e alegria. "Este é um momento muito importante, onde os amigos fazem um balanço do ano que está acabando e alimentam o sonho de muitas realizações para 2018. Agradeço ao Dr. Expedito pelo convite e a oportunidade de estar aqui dividindo este momento com a população de Bayeux, Expedito é um grande amigo e tem muitos serviços prestados neste município, foi um ótimo prefeito para Bayeux e continua lutando por benefícios para este povo, que Deus abençoe a todos" disse Wilson Santiago.
Wilson Santiago prestigiou ainda, confraternização do empresário Ednaldo do Edilícia, na casa de eventos Jardins-Buffets Recepções. Ednaldo que tem seu trabalho voltado para a população é considerado hoje uma das principais lideranças politicas …