agosto 14, 2009

Jornalistas se mobilizam em todo o brasil em defesa do diploma

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, foi recebido sob vaias e intenso protesto terça-feira, dia 11, por dezenas de jornalistas e mais de quinhentos estudantes universitários em Santos. Mendes participou da Semana Jurídica na Universidade Santa Cecília. Os seguranças do ministro foram surpreendidos pela manifestação dos estudantes, jornalistas, vários sindicalistas e os diretores da regional de Santos do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, que entraram no plenário, onde ocorreu a palestra, gritando “Fora Gilmar”. Do lado de fora, um carro de som chamava os estudantes para o protesto.

Paraiba

Mais de 600 pessoas, entre jornalistas, estudantes de Comunicação e secundaristas, professores, sindicalistas e integrantes do Movimento Sem Terra (MST) participaram, nesta quinta-feira (13) pela manhã, na Praça da Bandeira, em Campina Grande, de um grande ato de protesto contra a extinção da exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista.

A manifestação foi promovida pelo Fórum de Luta contra a Desregulamentação das Profissões de Nível Superior, que tem à frente o Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a Associação Campinense de Imprensa (ACI).

Vestindo roupas pretas, munidos de apitos, panelas e cartazes, e gritando palavras de ordem, todos protestaram contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) tomada no dia 17 de julho, que derrubou a exigência de diploma de graduação em jornalismo para o exercício da profissão.


Bahia

No próximo dia 17 de agosto, o Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais (SJPMG) vai promover um ato público em defesa da profissão de jornalista na Câmara Municipal de Belo Horizonte. O evento terá início às 14 horas, no plenário JK, e contará com a participação do presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade, de jornalistas, estudantes, parlamentares, lideranças sindicais e apoiadores do retorno da exigência do diploma para o exercício profissional do Jornalismo. Também no dia 17, nova manifestação está programada para ocorrer em Fortaleza, quando o ministro Gilmar Mendes estará na cidade.




Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário