Jornalistas se mobilizam em todo o brasil em defesa do diploma

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, foi recebido sob vaias e intenso protesto terça-feira, dia 11, por dezenas de jornalistas e mais de quinhentos estudantes universitários em Santos. Mendes participou da Semana Jurídica na Universidade Santa Cecília. Os seguranças do ministro foram surpreendidos pela manifestação dos estudantes, jornalistas, vários sindicalistas e os diretores da regional de Santos do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, que entraram no plenário, onde ocorreu a palestra, gritando “Fora Gilmar”. Do lado de fora, um carro de som chamava os estudantes para o protesto.

Paraiba

Mais de 600 pessoas, entre jornalistas, estudantes de Comunicação e secundaristas, professores, sindicalistas e integrantes do Movimento Sem Terra (MST) participaram, nesta quinta-feira (13) pela manhã, na Praça da Bandeira, em Campina Grande, de um grande ato de protesto contra a extinção da exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista.

A manifestação foi promovida pelo Fórum de Luta contra a Desregulamentação das Profissões de Nível Superior, que tem à frente o Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a Associação Campinense de Imprensa (ACI).

Vestindo roupas pretas, munidos de apitos, panelas e cartazes, e gritando palavras de ordem, todos protestaram contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) tomada no dia 17 de julho, que derrubou a exigência de diploma de graduação em jornalismo para o exercício da profissão.


Bahia

No próximo dia 17 de agosto, o Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais (SJPMG) vai promover um ato público em defesa da profissão de jornalista na Câmara Municipal de Belo Horizonte. O evento terá início às 14 horas, no plenário JK, e contará com a participação do presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade, de jornalistas, estudantes, parlamentares, lideranças sindicais e apoiadores do retorno da exigência do diploma para o exercício profissional do Jornalismo. Também no dia 17, nova manifestação está programada para ocorrer em Fortaleza, quando o ministro Gilmar Mendes estará na cidade.




Ascom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parlamento terá dia especial no Fórum Mundial da Água

CNM convoca gestores para mobilização no Congresso Nacional nos dias 7 e 8 de agosto

População de Nova Floresta lamenta o falecimento do ex- vereador João Bolinha.