Pular para o conteúdo principal

Gripe A: Paraíba notifica 84 casos; 12 foram confirmados

Desde o surgimento do vírus H1N1, a secretaria estadual da Saúde (SES) já notificou 84 casos suspeitos da nova gripe, em moradores de 20 municípios paraibanos, e em pessoas de outros Estados que visitaram a Paraíba. Deste total, 12 foram confirmados, 32 descartados e 40 estão sendo investigados.

O percentual de descarte de casos para o H1N1 no Estado é de 72,73%, enquanto o do País é de 32,3%. Isso significa que enquanto o Brasil confirma a doença em 67,7% dos suspeitos, apenas 27,27% dos exames de pacientes da Paraíba dão positivo para o novo vírus. A maioria nem sequer dá positivo para a gripe comum.

Segundo o boletim divulgado pela Gerência de Vigilância em Saúde da SES, nesta quinta-feira (20), os 84 casos suspeitos estão distribuídos nos municípios de Bayeux (3), Bonito de Santa Fé (1), Cabedelo (3), Campina Grande (10), Capim (1), Catolé do Rocha (1), Congo (1), Coxixola (1), Esperança (1), Fagundes (1), Guarabira (1), João Pessoa (49), Lagoa Seca (1), Mamanguape (1), Patos (1), Pedras de Fogo (1), Pocinhos (1), Santa Rita (2), São Bento (1) e Tavares (1).

Foram confirmados casos em João Pessoa (8), Cabedelo (2), Coxixola (1) e Tavares (1). Dois pacientes morreram com a doença, no Estado. Dos casos confirmados, nove foram importados e três são autóctones, sendo um relacionado a uma possível importação. A taxa de mortalidade pela nova gripe no Estado é 0,05 por cada grupo de 100 mil habitantes, enquanto que no Brasil a taxa já chega a 0,19 mortes em cada 100 mil habitantes.

Entre os casos confirmados da nova gripe (12), há uma predominância de pessoas do sexo masculino, representando 75% do total. A faixa etária mais atingida é a de 15 a 34 anos (75% do total), sendo que, no geral, a idade varia de 14 a 61 anos. Nenhum caso foi confirmado em gestante e nenhum dos 40 em investigação é grave. Segundo o boletim, 58% dos casos confirmados (sete dos 12) apresentaram quadro de gripe leve e foram considerados apenas como síndrome gripal (SG). O levantamento feito pela SES mostrou que os sinais e sintomas mais frequentes nos casos confirmados foram febre, tosse, dor de garganta, coriza e calafrio.

Confira a lista dos casos que estão em investigação:

Professor, 24 anos – João Pessoa
Agente de segurança, 29 anos – JP
Cabeleireiro, 33 anos – Campina Grande
Caixa de banco, 24 anos – JP
Caminhoneiro, 58 – JP
Construtor, 25 anos – JP
Contador, 31 anos – CG
Criança, 6 anos – JP
Criança, 3 anos – Bayeux
Criança, 1 ano – JP
Dona-de-casa, 74 anos – Santa Rita
Dona-de-casa, 37 anos – JP
Dona-de-casa, 22 anos – Guarabira
Dona-de-casa, 73 anos – JP
Dona-de-casa, 24 anos – Mamanguape
Dona-de-casa, 33 anos – JP
Dona-de-casa, 32 anos – Pedras de Fogo
Dona-de-casa, 36 anos – JP
Empregado doméstico diarista, 22 – JP
Auxiliar dos serviços gerais, 38 anos – Bayeux
Estivador, 49 anos – JP
Estudante, 20 anos – JP
Estudante, 10 anos – JP
Estudante, 29 anos – CG
Estudante, 29 anos – JP
Estudante, 22 anos – CG
Estudante, 10 anos – São Bento
Estudante, 13 anos – CG
Estudante, 15 anos – Cabedelo
Estudante, 24 anos – JP
Estudante, 9 ano – Fagundes
Estudante, 7 anos – Santa Rita
Funcionária pública, 27 ano – CG
Médico clínico, 42 anos – CG
Operador de caixa – 22 anos – JP
Padeiro, 20 anos – JP
Recepcionista, 24 anos – Esperanca
Técnico de enfermagem, 69 anos – JP
Técnico de enfermagem, 35 anos – JP
Agricultor, 65 anos – Capim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Investe Nordeste 2017 - Troca de experiências e oportunidades de negócios entre Brasil e Portugal.

O Investe Nordeste 2017 foi aberto nesta quarta-feira (29) no restaurante Porto Madeiro, na praia de Cabo Branco em João Pessoa PB.
O evento contou com a presença de uma comitiva de empresários portugueses que pretendem investir em diversos setores da economia paraibana,além de empresários  e autoridades paraibanas e diversos jornalistas. Na ocasião foi oferecido um jantar muito especial no restaurante Porto Madeiro em João Pessoa.
Na oportunidade foram  assinados protocolos de intenção entre a Paraíba e Portugal para formação de parcerias com foco na geração de emprego e renda no Estado.
O presidente do Investe Nordeste, José Lourenço disse que “ Esta é uma oportunidade ímpar de estreitar ainda mais as relações entre Portugal e a Paraíba,esperamos que esta edição do Investe Nordeste tenha ainda mais sucesso que as anteriores.Entendemos que atualmente o Nordeste é o melhor local para investimentos no Brasil e a Paraíba está em um bom momento, por isso o evento acontece no lugar certo.…

Atividades da 5ª Caravana do Coração começam neste domingo

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), em parceria com a ONG Círculo do Coração de Pernambuco, se prepara para mais uma Caravana do Coração. Esta é a quinta vez que o evento será realizado no Estado e a equipe da Caravana segue viagem neste domingo para Cajazeiras, às 11h, saindo da sede do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB). As atividades em Cajazeiras serão feitas na segunda-feira (26). Nesta edição, que será realizada de 26 de junho a 8 de julho, 13 municípios serão contemplados: Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Esperança, Picuí, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape. Estes municípios sede receberão uma equipe de profissionais voluntários para realização de atendimentos a usuários do SUS referenciados pelos demais municípios das regiões de saúde da Paraíba. A novidade deste ano na Caravana do Coração é que, além das crianças com cardiopatias…

Wilson Santiago participou de Confraternização em Bayeux e em Santa Rita.

O Presidente do PTB Wilson Santiago, participou nesta quinta- feira (21 )a convite do Dr. Expedito Pereira, deuma Confraternização realizada no Esporte Clube São Paulo de Bayeux, o evento reuniu amigos e correligionários do ex. prefeitoem clima de muita União e alegria. "Este é um momento muito importante, onde os amigos fazem um balanço do ano que está acabando e alimentam o sonho de muitas realizações para 2018. Agradeço ao Dr. Expedito pelo convite e a oportunidade de estar aqui dividindo este momento com a população de Bayeux, Expedito é um grande amigo e tem muitos serviços prestados neste município, foi um ótimo prefeito para Bayeux e continua lutando por benefícios para este povo, que Deus abençoe a todos" disse Wilson Santiago.
Wilson Santiago prestigiou ainda, confraternização do empresário Ednaldo do Edilícia, na casa de eventos Jardins-Buffets Recepções. Ednaldo que tem seu trabalho voltado para a população é considerado hoje uma das principais lideranças politicas …