julho 09, 2009

Tabajara na fase paraibana de evento


O superintendente da Rádio Tabajara da Paraíba, Rui Leitão, lançou nesta quarta-feira (8), em Campina Grande, no auditório da Secretaria de Interiorização do Estado, a fase estadual do I Festival Nacional de Música promovido pela Associação Brasileira de Rádios Publicas (Arpub). Participaram do lançamento, representantes da imprensa em geral, jornal, rádio, televisão e portais da Internet, classe artística, promotores culturais artistas e Prefeitura campinense.

“Esse evento é mais uma oportunidade de revelação de talentos e de valorização da produção artística paraibana. A Rádio Tabajara tem a obrigação de difundir a cultura local, promovendo os artistas da terra”, assegura Rui Leitão. A Paraíba é um dos doze estados brasileiros que participam I Festival Nacional de Música da Arpub. Antes de Campina Grande, o superintendente da emissora oficial já havia passado por Monteiro.

As inscrições do I Festival Nacional de Música acontecem até 14 de agosto deste ano e os documentos exigidos são os seguintes: cópias do RG, do CPF, comprovante de residência, recibo de água ou luz, caso o autor da música não seja natural da Paraíba. O autor só pode inscrever até duas músicas em cópias de CD, com devida identificação, e cinco cópias de músicas datilografadas ou digitadas, neste caso, em fonte ‘Time New Roman’, corpo 12. A duração das músicas é de no máximo cinco minutos.

Etapas – A primeira seleção acontece de 20 a 26 de agosto. De 28 de agosto a 30 de setembro, as músicas selecionadas pela Comissão Julgadora vão ser apresentadas na programação da Rádio Tabajara AM e FM. Na segunda fase, os ouvintes participam da votando em suas músicas preferidas via Internet para escolher as dez finalistas. O ouvinte é o sétimo jurado dessa comissão.

Na terceira fase, a Comissão Julgadora volta a se reunir de 1º a 8 de outubro, quando vão ser selecionados as dez músicas que concorrerão à apresentação ao vivo no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa, em 22 de outubro, quando vão ser escolhidas as duas finalistas do festival.

As inscrições acontecem nos seguintes locais: na Rádio Tabajara, Corredor da Pedro II, s/n, João Pessoa, no Escritório de Representação do Governo do Estado, em Campina Grande, para o Compartimento da Borborema, assim como a inscrição pode ser feita pelos Correios.

“A Comissão Julgadora vai primar pela qualidade. Música de apelação, duplo sentido ou de palavrão, não vai passar nos critérios de seleção”, avisa Rui Leitão. Parentes de segundo grau de funcionários da Tabajara e da comissão não podem concorrer. As dez músicas da fase estadual do festival na Paraíba vão ser lançadas em CD.

Categorias – Melhor Música com Letra – Troféu Compositor Livardo Alves; Melhor Música Instrumental – Troféu Mestre Sivuca. Vão também ser premiadas as categorias Melhor Letra, Melhor Arranjo Musical, Melhor Intérprete Instrumental e Melhor Interprete Instrumental Vocal. As duas melhores músicas da fase paraibana participam da fase final do evento nacional em dezembro próximo, na cidade Salvador (BA).

O que é – O I Festival Nacional de Música da Arpub tem a finalidade de abrir espaço na programação das rádios públicas brasileiras para a nova produção musical do País, que não encontra espaços na maioria das emissoras comerciais.



Nessa primeira edição do Festival haverá a participação de emissoras públicas de 12 estados, representando as cinco regiões brasileiras. Com o apoio do Ministério da Cultura, está previsto um evento de premiação final com transmissão ao vivo para todas as emissoras públicas, mais a gravação de um CD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Dezembro Vermelho

Ao longo deste mês, prédios públicos em todo o Brasil ficarão iluminados de vermelho para marcar a luta contra a aids. Além da iluminação, ...