junho 03, 2009

Maranhão cria Conselho Estadual em defesa dos Direitos dos Idosos

O governador José Maranhão criou nesta terça-feira (2), o Conselho Estadual em Defesa dos Direitos dos Idosos vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Humano. O decreto é a garantia de mais um instrumento em defesa dos direitos das pessoas da terceira idade, previsto no Estatuto do Idoso. Maranhão também criou a Delegacia do Idoso e regulamentou o acesso ao passe livre nos transportes intermunicipais.

Sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano de 2003, o Estatuto do Idoso prevê a implementação de políticas públicas efetivas para atender a população acima de 65 anos.

A secretária de Desenvolvimento Humano, Giucélia Figueiredo, disse que na próxima semana acontece a primeira reunião para discutir a estruturação do Conselho Estadual do Idoso, já prevendo a definição de data para eleição de membros ligados a entidades e movimentos sociais.

?Estamos trabalhando para efetivar um diálogo e uma interlocução junto aos movimentos sociais, com objetivo concreto de implementar políticas públicas. Esta ação em relação aos idosos é mais uma demonstração que estamos mantendo um diálogo produtivo com todos os segmentos sociais. Ultrapassamos o capítulo em que o governo não tinha diálogo?, disse Giucélia.

Segundo a secretária, a Paraíba foi o último Estado a implementar ações já criadas pelo Governo Federal em benefício do idoso. ?Queremos a reconstrução do Estado e para chegar lá vamos unir forçar e trabalhar juntos com apoio dos movimentos sociais?, disse a secretária.



Janaína Araújo, da Secretaria de Desenvolvimento Humano

Nenhum comentário:

Postar um comentário