Maranhão cria Conselho Estadual em defesa dos Direitos dos Idosos

O governador José Maranhão criou nesta terça-feira (2), o Conselho Estadual em Defesa dos Direitos dos Idosos vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Humano. O decreto é a garantia de mais um instrumento em defesa dos direitos das pessoas da terceira idade, previsto no Estatuto do Idoso. Maranhão também criou a Delegacia do Idoso e regulamentou o acesso ao passe livre nos transportes intermunicipais.

Sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano de 2003, o Estatuto do Idoso prevê a implementação de políticas públicas efetivas para atender a população acima de 65 anos.

A secretária de Desenvolvimento Humano, Giucélia Figueiredo, disse que na próxima semana acontece a primeira reunião para discutir a estruturação do Conselho Estadual do Idoso, já prevendo a definição de data para eleição de membros ligados a entidades e movimentos sociais.

?Estamos trabalhando para efetivar um diálogo e uma interlocução junto aos movimentos sociais, com objetivo concreto de implementar políticas públicas. Esta ação em relação aos idosos é mais uma demonstração que estamos mantendo um diálogo produtivo com todos os segmentos sociais. Ultrapassamos o capítulo em que o governo não tinha diálogo?, disse Giucélia.

Segundo a secretária, a Paraíba foi o último Estado a implementar ações já criadas pelo Governo Federal em benefício do idoso. ?Queremos a reconstrução do Estado e para chegar lá vamos unir forçar e trabalhar juntos com apoio dos movimentos sociais?, disse a secretária.



Janaína Araújo, da Secretaria de Desenvolvimento Humano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parlamento terá dia especial no Fórum Mundial da Água

CNM convoca gestores para mobilização no Congresso Nacional nos dias 7 e 8 de agosto

População de Nova Floresta lamenta o falecimento do ex- vereador João Bolinha.