junho 06, 2009

Governo quer recuperar a caprinocultura no Estado

Os produtores rurais da Paraíba podem ficar tranqüilos, porque o Governo do Estado vai iniciar um programa de apoio à atividade da caprinovinocultura, dando ênfase a expansão do número de reprodutores e matrizes das melhores raças destinadas ao corte e a produção de leite.

O objetivo é recuperar o tempo perdido e fortalecer essa atividade, que é a vocação do semi-árido nordestino. Foi o que anunciou, na noite de sexta-feira (5), o governador José Maranhão, ao participar da XI Festa do Bode Rei, que acontece em Cabaceiras.

Acompanhado do vice-governador Luciano Cartaxo, de auxiliares, entre os quais os diretores Técnico da Emater, Afonso Cartaxo e Francisco Morais da Empresa Estadual de Pesquisas Agropecuária (Emepa), e do deputado Guilherme Almeida, o governador foi recebido pelo prefeito Ricardo Aires e por vereadores de Cabaceiras. Conversou com lideranças municipais e cumprimentou criadores e participantes da Festa do Bode Rei, que acontece todos os anos na cidade.

O governador lembrou que na sua gestão passada importou excelentes animais das raças Bôer e Savanna para melhorar o plantel da Emepa. No entanto, o trabalho de melhoramento genético feito pelos pesquisadores não teve continuidade nem as pesquisas existentes estão chegando aos produtores rurais.

Também falou sobre a ampliação de duas estações experimentais de pesquisas, que são as de Campo de Santana e Pendência, como reforço para que as atividades pudessem ser realizadas com mais eficiência, como realmente vinha acontecendo. "Lamentavelmente, este extrato racional que importamos com todos os cuidados foram dispensados, inclusive fizeram até churrasco com reprodutor Bôer que valia muito dinheiro", disse.

Acrescentou que a meta é dar continuidade do programa de melhoramento genético, segundo ele praticamente interrompido durante a gestão anterior. A meta é fazer com sejam criadas condições para se ter animais cada vez com qualidade excelente, de modo a ajudar na ampliação do rebanho, seja destinado a produção de leite ou para corte. "Entendemos da importância que a pecuária de pequeno porte de caprinos e ovinos tem para a economia rural da Paraíba. Por isso estamos trabalhando com toda a força e com rapidez para reorganizar este plantel e poder, novamente, distribuir com os criadores um reprodutor e uma matriz de qualidade para a melhoria da caprina-ovinocultura do nosso Estado", garantiu.

O governador disse que a realização da Festa do Bode Rei é uma atividade que estimula a atividade porque não é composta apenas dos festejos que acontecem à noite na praça para o divertimento das pessoas, mas contém uma programação de discussões acerca dos benefícios e da melhoria desta pecuária, com a participação de pesquisadores, estudiosos e criadores.

Aberta na sexta-feira, a programação prossegue até este domingo, dia 7, com a realização da Expofeira de Caprinos e Ovinos, shows, degustação de pratos preparados a partir da carne caprina e ovina, artesanato, competições, seminários, forró-pé-serra. Os participantes também puderam tomar conhecimento dos potenciais turísticos da região, do seu parque ambiental e histórico.


Da Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Dezembro Vermelho

Ao longo deste mês, prédios públicos em todo o Brasil ficarão iluminados de vermelho para marcar a luta contra a aids. Além da iluminação, ...