junho 18, 2009

Governo anuncia o lançamento do Itinerarte, novo projeto de incentivo à cultura

O Governo do Estado – através das Secretarias de Educação, Subsecretaria de Cultura, Secretaria de Comunicação e Superintendência de A União - anunciou, nesta quarta-feira, o lançamento do Itinerarte, o novo projeto de incentivo à cultura paraibana. A principal meta do projeto é promover a interiorização da cultura, de modo a valorizar ainda mais os artistas da terra e dar maior visibilidade aos novos talentos nas áreas de literatura, artes plásticas, teatro, dança, cinema e demais manifestações artísticas, tanto eruditas como populares.

Além dos grandes pólos como João Pessoa e Campina Grande, o projeto irá percorrer as principais cidades da Paraíba para promover e divulgar espetáculos teatrais e circenses, exposições de artes plásticas, mostras de cinema e vídeo, feiras de livros e lançamento de autores locais, apresentação de violeiros e grupos folclóricos, mostras de artesanato e shows em praça pública com artistas da terra.

“O Itinerarte oferece a rara oportunidade de levar aos paraibanos a pujança da arte, da música erudita, tão bem difundida pela Orquestra Sinfônica da Paraíba, ao singelo pastoril do interior, em uma só programação que representa uma visão plural do nosso potencial artístico, da nossa história, das nossas tradições e, principalmente, da nossa capacidade no fazer cultural que já deu ao Brasil, inclusive, nomes reconhecidos internacionalmente”, ressaltou o governador José Maranhão.

Maranhão salientou que o seu governo jamais será negligente com a cultura, levando em consideração o papel histórico desempenhado pela Paraíba, através de expressões do passado e do presente, como Pedro Américo, Augusto dos Anjos, José Américo de Almeida, Tomás Santa Rosa, José Lins do Rego, Antonio Dias, Flávio Tavares, Sivuca, Zé e Elba Ramalho, Jackson do Pandeiro, Chico César, Linduarte Noronha e Ednaldo do Egypto, entre outros artistas.

Uma das novidades do projeto, informou ainda o governador, é a utilização de um ônibus especialmente equipado para funcionar como uma redação de jornal, no qual serão produzidas as reportagens sobre as ações promovidas pela caravana. “Trata-se de uma verdadeira onda que vai movimentar e integrar as diversas manifestações artísticas, sintonizando o público com o que de melhor a Paraíba realiza no campo da cultura”, observou o governador.

O Itinerarte surgiu no âmbito dos debates sobre os 60 anos do Correio das Artes, suplemento literário de A União, envolvendo a Superintendência do jornal, a Secretaria de Educação e Cultura, a Subsecretaria de Cultura, a Secretaria Institucional de Comunicação Social e a Fundação Casa de José Américo. “A iniciativa é fruto de um esforço institucional conjunto em prol de nossa cultura”, destacou Maranhão.

A Secretaria de Educação e Cultura não economizará esforços no sentido de proporcionar ao Itinerarte, no âmbito de sua competência, todos os meios necessários para que o projeto alcance os seus objetivos. A garantia foi dada pelo secretário Sales Gaudêncio, aliado de primeira hora do Itinerarte. “A cultura paraibana há muito necessitava de uma iniciativa dessa natureza, voltada para a promoção e a divulgação dos nossos artistas”, acentuou.

O subsecretário de Cultura do Estado, Flávio Tavares, comentou que o Itinerarte significa o estabelecimento de uma conexão mais forte entre o mundo das artes e o público, em toda a Paraíba, cuja expansão, na atualidade, carece do elo aglutinante representado pelos órgãos da administração pública, sob o comando do governador José Maranhão, que, através desse projeto, reafirma seu compromisso com a cultura de sua terra.

“Quero parabenizar toda a equipe de A União, destacando o Correio das Artes, que teve a oportuna visão de oferecer ao Governo do Estado e à Secom um projeto da magnitude e importância do Itinerarte”, comentou a jornalista Lena Guimarães, secretária estadual de Comunicação Institucional. “Tenho certeza que o projeto vai conquistar as mentes e os corações das populações por onde a caravana passar. Da nossa parte, terá todo o apoio”, completou.

O jornalista Nelson Coelho, superintendente de A União, também manifestou seu entusiasmo para com o Itinerarte, sublinhando que o projeto funcionará como uma espécie de extensão do próprio Correio das Artes, que, historicamente, já projetou incontáveis talentos, além de divulgar inumeráveis novidades na esfera cultural, recebendo, por isso, o elogio e o reconhecimento de figuras exponenciais da intelectualidade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário