maio 27, 2009

Maranhão comemora 100 dias de governo com lançamento da Translitorânea

O governador José Maranhão (PMDB) comemora 100 dias de governo nesta quinta-feira 28 com a apresentação do projeto de construção da Transposição Litorânea, destinada a solucionar o problema de abastecimento de água tratada da Grande João Pessoa por mais 30 anos.

Na obra, que beneficiará uma população de quase um milhão de habitantes, serão investidos recursos da ordem de R$ 84,2 milhões, tendo como fonte o Plano de Aceleração do Crescimento (PEC). A conclusão está prevista para dezembro deste ano.

O projeto foi idealizado durante o governo Maranhão II, com a retomada desse empreendimento, o Governo do Estado eliminará quaisquer riscos de racionamento de água em cinco municípios do Litoral paraibano, cuja principal fonte de abastecimento é o sistema Gramame/Mamuaba, construído no governo de Tarcísio Burity há mais de 20 anos e que tinha como horizonte de atendimento o ano de 2000.

Os municípios beneficiados, além de João Pessoa, são Santa Rita, Bayeux, Cabedelo e o Conde. Com uma extensão de 30 quilômetros de adutora e uma barragem, serão utilizadas as bacias hidrográficas dos rios Abiaí, em Caaporã, e o Popocas, em Alhandra, onde será construída uma barragem.

A segunda etapa do projeto prevê a duplicação da reserva elevatória em 40 mil metros cúbicos e a ampliação de 10 quilômetros de rede, tendo uma vazão de 700 litros/segundo de água vinda da bacia do rio Popocas. Já na segunda etapa, a vazão será de 1.200 litros/segundo de água saindo da barragem de Abiaí e Cupissura, no município de Caaporã. As obras vão gerar empregos para cerca de dois mil trabalhadores.


do wscom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Dezembro Vermelho

Ao longo deste mês, prédios públicos em todo o Brasil ficarão iluminados de vermelho para marcar a luta contra a aids. Além da iluminação, ...