maio 14, 2009

Barragem de Acauã começa a sangrar aumentando alerta

A Barragem de Acauã começou a sangrar no início da noite desta quarta-feira (13). A população dos municípios do Vale do Paraíba, que já estava sob alerta quanto a possibilidade da ocorrência de enchentes, aumentou a atenção.

O diretor técnico da Aesa, Laudísio Diniz, informou que a lâmina d'água da sangria ainda é de poucos centímetros. Ele tranquilizou a população porque medidas preventivas já haviam sido tomadas e a situação está dentro da normalidade.

Algumas comportas já haviam sido abertas, com o objetivo de evitar cheias. A barragem de Acauã é alimentada pelas águas da sangria do açude Epitácio Pessoa, o Boqueirão, em Campina Grande, que já está com uma lâmina de mais de um metro.

Os municípios em alerta são Salgado de São Felix, Itabaiana, Pilar, Cruz do Espírito Santo, São Miguel de Itaipu. A perspectiva é de que ainda esta semana a vazão em Acauã atinja um metro, conforme o diretor da Aesa.

Ele informou que as comportas da barragem serão abertas na próxima semana, para evitar a ocorrência de cheias que prejudiquem as populações ribeirinhas.

do portal correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Dezembro Vermelho

Ao longo deste mês, prédios públicos em todo o Brasil ficarão iluminados de vermelho para marcar a luta contra a aids. Além da iluminação, ...