março 05, 2009

UCI ribeiro tacaruna exibe filme sobre patativa do Assaré


Em homenagem aos 100 anos de nascimento de um dos maiores poetas populares do Brasil, o UCI Ribeiro Tacaruna exibe o filme Patativa do Assaré - Ave Poesia (Brasil, 2007, 84'), nesta segunda-feira (2), a partir das 19h. Após a exibição, haverá debate com o diretor e roteirista do filme Rosemberg Cariry. Nos dias 6 e 7 de março, o documentário entra em cartaz na sessão de arte do Multiplex Boa Vista e, de 9 a 12 de março, a película será exibida na sessão de arte do UCI Ribeiro Recife.

O documentário aborda a vida e a obra de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular e compositor que faleceu aos 93 anos em 2002. Com ênfase na relevância dos seus poemas e no significado político dos seus atos, o filme mostra a imagem pública do poeta, mas também aspectos privados do seu trabalho na roça e do cotidiano com a família e os amigos.

"Patativa é mais do que um poeta. Ele representou a figura arquétipa do velho sábio, do grande mestre, a quem sempre prestamos reverência. A poesia, a consciência política e a ética do Patativa são coisas que marcaram a conduta de vida de uma geração", comenta Cariry. O documentário apresenta, com poucos cortes, alguns dos poemas mais importantes desse mestre da arte da versificação, como A morte de Nanã e A triste partida. [Veja vídeo de Patativa recitando A morte de Nanã]

Nenhum comentário:

Postar um comentário