Entidades realizam hoje ato público contra Dom Aldo

Entidades representativas da sociedade farão hoje a partir das 14h desta terça-feira (10) um ato público contra a atitude do Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, que suspendeu os direitos do deputado federal Luiz Couto atuar como sacerdote.

A concentração para a manifestação acontece na Praça João Pessoa, de onde segue em caminhada até a Praça Dom Adalto, conhecida como Praça do Bispo, na Capital.

De acordo com informações dos organizadores, o ato é 'um justo repúdio ao Arcebispo Dom Pagotto por suas posturas de intolerância e de arbitrariedade'. A manifestação tem o objetivo de dizer 'sim à coragem de Luiz Couto e não à intolerância e a truculência do Arcebispo Dom Pagotto'.

Durante o evento estará circulando um abaixo-assinado em apoio a Luiz Couto e músicos e artistas em geral estarão participando e 'expressando seus sentimentos através da arte'.

Entenda o caso - O Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, no último dia 25, divulgou através de nota enviada à Imprensa que estava suspendendo os direitos do padre e deputado Luiz Couto de atuar como sacerdote.

A suspensão foi em represália a declarações que Luiz Couto fez numa entrevista dada ao Portal Congresso em Foco e que foi reproduzida pelo jornal O Norte. Na entrevista, Couto diz que é a favor do uso da camisinha como medida de saúde pública para evitar a disseminação de doenças como a Aids.

O deputado também declarou que é contrário ao celibato (que proibe os padres de casar e formar família) e a discriminação contra homossexuais.

O arcebispo suspendeu o direito de Luiz Couto até que ele se retrate publicamente dessas declarações.

O ato de Dom Aldo Pagotto fez com que diversas entidades e autoridades manifestassem repúdio e Luiz Couto recebeu diversas declarações de solidariedade.

Personalidades como o presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Ricardo Berzoine e o bispo emérito de Goiás e conselheiro da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Dom Tomas Balduíno, se declararam contra o ato do arcebispo da Paraíba e solidários ao deputado.


Da Redação, com Ascom do evento

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parlamento terá dia especial no Fórum Mundial da Água

CNM convoca gestores para mobilização no Congresso Nacional nos dias 7 e 8 de agosto

População de Nova Floresta lamenta o falecimento do ex- vereador João Bolinha.