Pular para o conteúdo principal

Defesa Civil alerta que inverno deve repetir transtornos de 2008 ocorridos na Paraíba

A Paraíba ainda se recupera dos prejuízos causados pelas chuvas de 2008 e já está em alerta para o risco de novos transtornos. Com a chegada do pré-inverno, a Defesa Civil do Estado reconhece que não há como evitar tragédias, mesmo com grande parte dos municípios ainda sob o cenário de destruição trazido pelas fortes chuvas do ano passado, principalmente no Sertão, onde o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê aumento de 35% do volume de chuvas.

Para o coordenador da Defesa Estadual, coronel Sinval Borges, não há como evitar, e nem muito menos medir, os riscos com a chegada de chuvas mais intensas. Na tentativa de amenizar os possíveis prejuízos, ele garantiu que o trabalho de monitoramento das 123 barragens já começou e que a expectativa é impedir estragos como os que foram vistos no ano passado, quando o rompimento de 264 açudes deixou o rastro de destruição: 89 municípios atingidos pelas enchentes, 40 comunidades ilhadas, queda de dez pontes e seis estradas sem acesso. “Não temos nenhum plano elaborado. O nosso trabalho se restringe às consequências e consiste em monitorar os índices pluviométricos dos reservatórios”, pontua o coronel Borges.

Então o que fazer para conter a fúria da natureza? “Além de acompanhar o impacto das chuvas em todas as barragens do Estado, já abrimos as comportas de cinco açudes que já estavam sangrando”, explica. Entre eles, o açude de Acauã, que teve o fluxo de água liberado no último dia 5, pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). O terceiro maior reservatório da Paraíba tem capacidade para armazenamento de 253 milhões de metros cúbicos de água e fica entre os municípios de Itatuba e Salgado de São Félix.

A Defesa Civil possui aproximadamente 200 coordenadorias espalhadas por todo o Estado. Porém, o coronel ressalta que os gestores municipais devem ficar em alerta e que eles são os principais responsáveis pelo trabalho de prevenção. “Eles devem atuar como nossos parceiros e estarem vigilantes para evitar tragédias, já enviamos ofícios para todas as prefeituras e coordenadores para que fiquem atentos”.

Além de Acauã, outros reservatórios, como o de Camalaú e o açude dos Namorados – que não suportou o excesso de chuva e estourou em abril do ano passado - também estão sendo acompanhados por boletins da Aesa. A Defesa Civil esclareceu ainda que, em casos de urgência, haverá a convocação de uma força-tarefa composta por equipes do Corpo de Bombeiros, Exército, Marinha e Polícia Rodoviária Federal.


Jornal da Paraíba


Deixe seu comentário...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Investe Nordeste 2017 - Troca de experiências e oportunidades de negócios entre Brasil e Portugal.

O Investe Nordeste 2017 foi aberto nesta quarta-feira (29) no restaurante Porto Madeiro, na praia de Cabo Branco em João Pessoa PB.
O evento contou com a presença de uma comitiva de empresários portugueses que pretendem investir em diversos setores da economia paraibana,além de empresários  e autoridades paraibanas e diversos jornalistas. Na ocasião foi oferecido um jantar muito especial no restaurante Porto Madeiro em João Pessoa.
Na oportunidade foram  assinados protocolos de intenção entre a Paraíba e Portugal para formação de parcerias com foco na geração de emprego e renda no Estado.
O presidente do Investe Nordeste, José Lourenço disse que “ Esta é uma oportunidade ímpar de estreitar ainda mais as relações entre Portugal e a Paraíba,esperamos que esta edição do Investe Nordeste tenha ainda mais sucesso que as anteriores.Entendemos que atualmente o Nordeste é o melhor local para investimentos no Brasil e a Paraíba está em um bom momento, por isso o evento acontece no lugar certo.…

Atividades da 5ª Caravana do Coração começam neste domingo

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), em parceria com a ONG Círculo do Coração de Pernambuco, se prepara para mais uma Caravana do Coração. Esta é a quinta vez que o evento será realizado no Estado e a equipe da Caravana segue viagem neste domingo para Cajazeiras, às 11h, saindo da sede do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB). As atividades em Cajazeiras serão feitas na segunda-feira (26). Nesta edição, que será realizada de 26 de junho a 8 de julho, 13 municípios serão contemplados: Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Esperança, Picuí, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape. Estes municípios sede receberão uma equipe de profissionais voluntários para realização de atendimentos a usuários do SUS referenciados pelos demais municípios das regiões de saúde da Paraíba. A novidade deste ano na Caravana do Coração é que, além das crianças com cardiopatias…

Wilson Santiago participou de Confraternização em Bayeux e em Santa Rita.

O Presidente do PTB Wilson Santiago, participou nesta quinta- feira (21 )a convite do Dr. Expedito Pereira, deuma Confraternização realizada no Esporte Clube São Paulo de Bayeux, o evento reuniu amigos e correligionários do ex. prefeitoem clima de muita União e alegria. "Este é um momento muito importante, onde os amigos fazem um balanço do ano que está acabando e alimentam o sonho de muitas realizações para 2018. Agradeço ao Dr. Expedito pelo convite e a oportunidade de estar aqui dividindo este momento com a população de Bayeux, Expedito é um grande amigo e tem muitos serviços prestados neste município, foi um ótimo prefeito para Bayeux e continua lutando por benefícios para este povo, que Deus abençoe a todos" disse Wilson Santiago.
Wilson Santiago prestigiou ainda, confraternização do empresário Ednaldo do Edilícia, na casa de eventos Jardins-Buffets Recepções. Ednaldo que tem seu trabalho voltado para a população é considerado hoje uma das principais lideranças politicas …